TRE do Piauí julgará 1.055 processos somente em 2010

551 ações estão em poder do Tribunal e outros 550 tramitam nas Comarca

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí tem 1.055 processos para julgar este ano. De acordo com o presidente do TRE-PI, o desembargador Raimundo Eufrásio Filho, 551 ações estão em poder do Tribunal e outros 550 tramitam nas Comarcas. Apesar da Corte ainda julgar processo referentes à eleição de 2004, a maioria das ações é do último pleito, realizado em 2008.

Mesmo considerando os julgamentos no Estado céleres, o presidente do TRE-PI determinou na semana passada o prazo máximo de 90 dias para que os magistrados piauienses julguem os processos relativos à anos anteriores, enviando um relatório para o Tribunal sobre o caso. Apenas em 2009 foram cassados 25 prefeitos pelo órgão.

JULGAMENTOS - Na segunda-feira, 18, estão na pauta de julgamento os prefeitos dos municípios de Arraial e Pedro II, Numas Pereira Porto e Alvimar Martins, além dos vices, Leonerso da Silva Marinho e Francisco Ewerton Brandão.

No caso de Arraial, o prefeito e o vice podem perder o mandato, já que são acusados na ação de compra de votos e abuso do poder econômico. O juiz Kássio Nunes Marques é o relator do processo.

Alvimar Martins e Francisco Ewerton, de Pedro II, também respondem à Ação de Impugnação de Mandato Eletivo.

Além do risco de serem cassados, os gestores municipais podem ter que pagar multa pelos crimes de compra de votos e abuso de poder político. O relator do caso é o juiz Walter Alencar Rebelo. O prefeito já foi cassado uma vez pelo TRE e duas vezes pela Comarca. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES