Prefeita de Angical é cassada; segundo colocado assume

Jonaldes Gomes Araújo (PRTB), o segundo colocado no pleito passado, assumirá o comando administrativo da cidade.

Prefeita de Angical foi cassada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeita do município de Angical, Ana Márcia Leal da Costa (PTB), foi cassada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). A Corte também manteve a cassação, por unanimidade, do vice-prefeito Alberto Ribeiro Soares (PDT) e os tornou inelegíveis pelos próximos oito anos. Eles são acusados de terem praticado compra de votos, conduta vedada, corrupção eleitoral e abuso do poder econômico nas eleições de 2008.

Jonaldes Gomes Araújo (PRTB), o segundo colocado no pleito passado, assumirá o comando administrativo da cidade. Já o prefeito do município de Nazaré do Piauí, foi absolvido pelo Tribunal. Antonio José dos Santos Filho e seu vice, Francisco Rivaldo Nunes Pinheiro, foram inocentados por unanimidade das acusações de compra de voto e abuso de poder político e econômico. Eles também haviam sido absolvidos no julgamento em primeira instância.

A Corte aprovou ainda o envio de forças federais para os municípios de Piracuruca, Pio IX, Dirceu Arcoverde, Anísio de Abreu, Lagoa do Sítio e Novo Oriente. O pedido de reforço policial foi atendido devido ao histórico de instabilidade política durante o período eleitoral nas cidades.

PRISÃO- Desde o último dia 18, nenhum candidato que concorre aos cargos eletivos no pleito deste ano poderá ser detido ou preso, a não ser em caso de flagrante delito ou sentença condenatória por crimes inafiançáveis. Os convocados para trabalhar nas eleições como membros das mesas receptoras e fiscais de partido também são contemplados pela legislação eleitoral. Para os eleitores, a medida só será válida a partir de 28 de setembro até 5 de outubro.

Os candidatos e eleitores que praticarem atos com o objetivo de prejudicar uma pessoa que vai votar ou já tiver votado também podem ser detidos no período. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES