TRE-PI começa a julgar esta semana casos de infidelidade partidária

O Ministério Público Eleitoral é o autor de petições em que pede a perda de mandato eletivo.

ADÃO | Procurador é autor de processos contra políticos “infiéis” | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral começa a julgar esta semana os casos de infidelidade partidária denunciados pelo Ministério Público Eleitoral e que poderão modificar o cenário das candidaturas no pleito municipal deste ano.

A desfiliação sem justa causa de políticos com mandato eletivo no Piauí este ano motivou o procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, a ajuizar 108 ações de perda de cargo eletivo contra três prefeitos, seis vice-prefeitos e 99 vereadores de 73 municípios do Piauí.

O Ministério Público Eleitoral é o autor de petições em que pede a perda de mandato eletivo das vereadoras do município de Cocal do Piauí, Zélia Maria de Sena e Raimunda Costa dos Santos, de Coivaras. Segundo o MPE-PI, as vereadoras se desfiliaram sem justa causa.

A pedido do advogado Willians Guimarães, a Representação contra o governador Wilson Martins que seria julgada na semana passada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí foi adiada para esta quintafeira.

O relator do processo, juiz Jorge da Costa Veloso, acatou a solicitação em razão de viagem anteriormente marcada pelo defensor regularmente constituído pelo governador.

A ação que pede a cassação do governador e seu vice, Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB), é de autoria da coligação “A Força do Povo”, encabeçada pelo ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB) e derrotada no segundo turno do pleito estadual em 2010, que pede ainda a aplicação de multa por supostas irregularidades nas eleições.

Já na sexta-feira será julgada uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra o prefeito e o vice-prefeito do município de São Pedro do Piauí, Matias Araújo da Silva e Antônio Alves de Carvalho, acusados de abuso de poder econômico e político, conduta vedada e captação ilícita de sufrágio.

O processo foi retirado de pauta no último dia 16 de janeiro. O candidato a prefeito na eleição suplementar da cidade, José Castelo Branco , é o autor da ação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES