TRE-PI julga 5 prefeitos esta semana

Sem a análise das doações irregulares das eleições de 2006, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) começa a acelerar os julgamentos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem a análise das doações irregulares das eleições de 2006, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) começa a acelerar os julgamentos que podem resultar em perda de mandato dos prefeitos eleitos no último pleito. Apenas esta semana, cinco gestores municipais estão na pauta de votações do Tribunal.

A prefeita e vice de Itaueira, Verônica Bezerra Lima e Ana Maria de Andrade, respondem a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) acusadas de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e político. O desembargador Haroldo Rehem é o relator do caso.

O prefeito e o vice de Queimada Nova, Celso Nunes Amorim e Raimundo Júlio Coelho, são réus de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral por suposta prática de captação ilícita de sufrágio e conduta vedada. O juiz Marcelo Carvalho Cavalcante é o relator do caso. Em São João da Fronteira a prestação de contas do prefeito e vice de Antônio Ximenes Valdifrancis Mendes, é alvo de uma representação, que aponta irregularidades como gastos excessivos e abuso do poder econômico.

O Ministério Público Eleitoral, através procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, pede ainda uma pena alternativa ao prefeito Geraldo Eustáquio Machado, de Sebastião Barros. O prefeito teria praticado propaganda de boca de urna, considerada uma infração de menor potencial.

Já nesta terça-feira, 11, serão julgadas duas ações eleitorais que pedem a cassação dos mandatos do prefeito de Pau Darco-PI, Fábio Soares Cesário, do vice Carlos Augusto Leal Pinheiro e do vereador Clovis Raulino Neto. Eles são acusados de abuso de poder econômico, político e captação ilícita de sufrágio. O relator das ações é o juiz Valter Alencar Rebelo. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES