TRE-PI julga quatro prefeitos esta semana

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga esta semana processos envolvendo quatro prefeitos de municípios piauienses.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga esta semana processos envolvendo quatro prefeitos de municípios piauienses. Hoje, a Corte analisará uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Maria Batista de Moura, prefeita de Assunção do Piauí. O Ministério Público Eleitoral, através do juiz da 39º zona de São Miguel do Tapuio, é o autor da ação.

A gestora é acusada de abuso de autoridade e poder econômico, propaganda eleitoral irregular e distribuição de material de construção. O desembargador Haroldo Rehem é o relator do caso. O prefeito de Monsenhor Gil, José Medeiros de Noronha Pessoa, responde a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) onde é acusado de captação ilícita de sufrágio, abuso do poder econômico e político e corrupção eleitoral.

A Comissão Municipal provisório do PSDB é a requerente da ação. O juiz Jorge da Costa Veloso é o relator do processo. Também está na pauta de julgamentos uma petição sobre a ausência de prestação de contas de 2009 do PTN, PCB, PPS, PSTU, PSDC, PHS e PMN. O próprio TRE-PI é o requerente.

A Corte julga ainda uma AIJE que inclui o prefeito, José Lincoln Sobral Matos, o vice e um candidato a vereador do município de São Miguel do Tapuio no pleito de 2008. Eles são acusados de terem praticado abuso do poder político, econômico e de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação social. O Ministério Público Eleitoral da 39ª zona eleitoral é o autor da ação.

O julgamento em que o governador Wilson Martins (PSB), seu candidato a vice, Moraes Sousa Filho (PMDB) e o coordenador de Comunicação Social do Governo, Fenelon Rocha, são acusados de conduta vedada ao agente público, também será avaliado. Além de multa, é solicitada a cassação do registro de candidatura de Martins, que busca a reeleição.

A coligação "A força do povo", encabeçada pelo ex-prefeito Sílvio Mendes ? que também concorre ao Governo - é a autora do processo. O juiz auxiliar Sandro Helano e o juiz Kassio Nunes Marques foram os relatores.

Uma representação contra o prefeito de Socorro do Piauí, Laerte Rodrigues de Morais, será avaliada pelos magistrados piauienses na terça-feira. Ele é acusado de compra de votos no pleito de 2008. Marisane Silva Cavalcante, candidata a prefeita que perdeu as eleições, é a autora do processo. O relator é o juiz Kássio Nunes Marques. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES