TRE tem quase 400 processos de doações de campanha para julgar

O julgamento dos processos não tem um prazo para ser finalizado, mas a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda no primeiro semestre

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ontem também foram iniciados os julgamentos dos processos de doações de campanha referentes ao pleito de 2006. De acordo com o procurador regional eleitoral, Marco Túlio Caminha, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem cerca de 400 processos de doações ilegais de campanha para julgar. O procurador acrescenta que as ações foram movidas tanto por grupos de oposição quanto pelo Ministério Público Eleitoral.

O julgamento dos processos não tem um prazo para ser finalizado, mas a previsão do procurador é de que os trabalhos sejam concluídos ainda no primeiro semestre. Questionado sobre a demora no julgamento dos processos, o procurador explicou que "as informações são procedentes da Receita Federal que, só agora, liberou as informações referentes à 2006".

Marco Túlio lembrou que a Lei estabelece que pessoa física só pode doar 10% dos rendimentos brutos no ano que antecede as eleições, enquanto pessoa jurídica pode doar até 2% dos rendimentos brutos. "As doações de campanha são indústrias que movimentam milhões", finaliza, acrescentando que durante o julgamento dos processos será levado em conta se os recursos das doações de campanha são provenientes de um "caixa 2".(M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES