Tribunal de Contas da União vai fazer auditoria do orçamento da Educação

O objetivo da PFS apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) é fiscalizar se os cortes nos repasses a universidades pelo MEC

Senadora Leila Barros | Marcos Oliveira / Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Transparênica, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou nesta quarta-feira, 6, a Proposta de Fiscalização e Controle (PFS) 1/2019, que solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) auditoria na área de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A solicitação será enviada à Corte, que irá instalar o processo.

O objetivo da PFS apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) é fiscalizar se os cortes nos repasses a universidades pelo MEC e aos entes subnacionais pelo FNDE são necessários. “O levantamento também pode de alguma forma contribuir com informações relevantes sobre os recentes indícios de corrupção na pasta”, ponderou.

A proposta foi apresentada em 2019, logo após o MEC anunciar contingenciamento de 30% da verba de três universidades federais – Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Após a repercussão, o Ministério informou que o corte seria estendido a todas as universidades federais.

Senadora Leila Barros diz que decisão do governo traz profundas preocupações (Marcos Oliveira / Agência Senado)

Leila: Decisão do governo é alarmante

“A decisão do governo é alarmante e nos traz profundas preocupações sobre a existência de critérios razoáveis para implementar, quando preciso, as limitações de empenho e programação financeira”, afirmou Leila. “É um pedido anitgo, mas continua sendo válido no atual governo. A ausência de critérios e motivações claras, isonômicas e com foco efetivo na melhoria do ensino pode atingir também os recursos a serem transferidos voluntariamente a Estados e municípios.”

A proposta solicita ainda que o TCU detalhe ao Poder Legislativo os critérios para distribuição de recursos, os mecanismos de governança para tomada das decisões, a identificação das autoridades responsáveis pela execução orçamentária, dentre outras informações. (Fonte: Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES