Trombose impede retorno do presidente da AL/MA

A doença foi detectada na última segunda-feira pelos médicos do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

Trombose impede retorno do presidente da AL/MA | OImparcial
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A volta do presidente da Assembl?ia Legislativa do Maranh?o, Jo?o Evangelista (PSDB), marcada para hoje, teve que ser adiada devido a uma trombose venosa sofrida pelo parlamentar. A doen?a foi detectada na ?ltima segunda-feira e os m?dicos do Hospital S?rio Liban?s, em S?o Paulo, j? est?o aplicando anticoagulante para evitar uma embolia pulmonar. O retorno de Evangelista fica marcado para a pr?xima segunda-feira.

Ap?s a cirurgia que se submeteu no in?cio de fevereiro, o deputado Jo?o Evangelista teve que cumprir o p?s-operat?rio. Ficou durante muito tempo deitado o que acabou ocasionando uma trombose venosa profunda, ou seja, uma obstru??o em umas das veias da perna direita, que se n?o for tratada corre o risco de subir e ocasionar uma embolia pulmonar.

De acordo com o cirurgi?o Jos? Bonif?cio, esse tipo de trombose ? comum em pacientes que precisam ficar muito tempo deitado, o que ocasiona a compreens?o das veias e que dificulta a volta o sangue para o cora??o. ?O endot?lio (pel?cula que reverte os vasos sang??neos) pode ter algum ferimento e as plaquetas podem acabar se acumulando e formando co?gulos. O maior perigo ? esse co?gulo subir e causar a embolia pulmonar, que ? algo grave e pode levar a morte?, explicou doutor Bonif?cio.

O tratamento contra a trombose ? a aplica??o de anticoagulante. Como h? o risco da embolia pulmonar, os m?dicos que tratam do presidente Evangelista recomendaram a perman?ncia do parlamentar em S?o Paulo porque uma viagem de avi?o poderia agravar a trombose.

Segundo o chefe da Casa Civil, Aderson Lago, que falou com Evangelista ontem por telefone, o deputado est? bem e disse lamentar o fato de n?o retornar ao Maranh?o na data prevista. ?Falei com ele (Evangelista) e me foi garantido que est? tudo bem?, disse o chefe da Casa Civil.

Declara??o do Hospital S?rio Liban?s>/b>

HOSPITAL S?RIO LIBAN?S ? Centro de Oncologia

S?o Paulo, 25/3/2008

Jo?o Evangelista Serra dos Santos

Declaro que o paciente acima encontra-se sob meus cuidados m?dicos e que o mesmo apresentou quadro de trombose venosa profunda em membro inferior direito, rec?m diagnosticado, sendo iniciado tratamento com anticoagulante. Devido ao risco de embolia pulmonar nesta fase inicial, principalmente em situa?es de despressuriza??o como em cabine de aeronaves, solicitamos que o paciente permane?a em S?o Paulo por mais alguns dias.

Atenciosamente,

Dr. Fernando Maluf

CRM: 81930

Dr. Ciro Eduardo de Souza

CRM: 108228



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES