Tribunal Superior Eleitoral decidirá tamanho da bancada do Piauí dia 20

Proposta foi apresentada pela Assembleia do Amazonas e trata sobre a redução do número de deputados

Sede do TSE em Brasília-DF | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará sessão extraordinária na próxima quarta-feira, dia 20, a partir das 19h. A sessão foi convocada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e substituirá a sessão que ocorreria em 26 de março, uma terça-feira. Na pauta, está o pedido de orientação e informação sobre se as bancadas estadual e federal do Piauí e Amazonas ficarão menores nas eleições gerais de 2014. O TSE realiza sessões ordinárias de julgamento de processos às terças e quintas-feiras, a partir das 19h.

O TSE vai dar resposta a parlamentares de vários estados que se reuniram na terça-feira com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nancy Andrighi, para apresentar argumentos sobre o Recurso Especial 95457/2010. A proposta foi apresentada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e trata sobre a redução do número de deputados de algumas bancadas.

De acordo com o recurso, o número de deputados federais, por unidade da Federação, deve ser redefinido proporcionalmente ao número de eleitores inscritos, não podendo passar de 70 deputados por estado. Os parlamentares argumentam que a quantidade de deputados já existentes não deve ser reduzida, com risco de prejudicar o interesse dos estados.

A reunião ocorreu no TSE e teve a presença de mais de 20 representantes dos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão, entre deputados federais e estaduais. A ministra Nancy Andrighi afirmou estar estudando a situação com a maior seriedade e preocupação, considerando as possíveis consequências.

Além de já se considerar apta para votar, Nancy Andrighi colocou-se à disposição para atuar como mediadora de um possível acordo entre os estados que devem perder representação e os que devem ganhar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES