TSE recebe 375 mil pedidos de registros de candidaturas

Os números ainda podem ser alterados pela inserção de dados

TSE recebe 375 mil pedidos de registros de candidaturas | Imirante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

At? as 20 horas desta ter?a-feira (22) foram registrados em todo o pa?s mais de 375.655 pedidos de candidatura para as Elei?es Municipais 2008. S?o 15.241 pedidos de candidatura para prefeito, 15.285 para vice-prefeito e 345.129 para o cargo de vereador. Os n?meros ainda podem ser alterados pela inser??o de dados pelos cart?rios eleitorais.

As regras para a escolha e o registro das candidaturas est?o estabelecidas na Resolu??o 22.717/2008 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Resolu??o 22.717/2008 determina desde o tamanho e o tipo da foto que constar? na urna eletr?nica e o nome do candidato, que n?o poder? exceder 30 caracteres, at? as formas de proceder o registro e de recorrer caso ele seja negado em primeira inst?ncia.

"Impugnado"

H? casos em que o candidato aparece no Sistema de Divuga??o de Candidaturas do TSE como "impugnado". Isso significa que podem existir erros ou informa?es pessoais, partid?rias ou financeiras incompletas prestadas ainda em primeira inst?ncia ? Justi?a Eleitoral. Se o candidato n?o corrigir tais informa?es, a candidatura dele depender? de decis?o judicial para ter validade.

S?o alguns dos motivos para a rejei??o de uma candidatura, segundo a resolu??o: o preenchimento incorreto do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), a falta de declara??o de bens atualizada, de comprovante de escolaridade e de outros documentos como as certid?es criminais fornecidas pela Justi?a.

A legisla??o estabelece ainda que dados dos candidatos s?o de responsabilidade deles pr?prios, cabendo ao Tribunal Superior Eleitoral apenas consolidar o material recebido dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O registro das candidaturas ? feito nos cart?rios eleitorais e deve utilizar obrigatoriamente o Sistema de Candidaturas (CAND) desenvolvido pelo TSE. A situa??o dos pedidos de registro de candidatos pode ser acompanhada na p?gina do TSE na internet em Divulga??o de Candidaturas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES