TSE vai julgar no dia 22 ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

Corte Eleitoral vai analisar processo que discute se houve abuso de poder político do ex-presidente em reunião com embaixadores estrangeiros.

TSE vai julgar no dia 22 ação que pode tornar Bolsonaro inelegível | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento da ação que poderia resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro foi agendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o dia 22 de junho. O partido PDT apresentou a ação, levantando questionamentos sobre a conduta de Bolsonaro durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, ocorrida em julho de 2022.

 Na época, Bolsonaro ocupava o cargo de presidente e era pré-candidato, e suas declarações sem comprovação colocaram em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, manifestou-se em favor da inelegibilidade do ex-presidente, argumentando que houve abuso de poder por parte de Bolsonaro.

Segundo Gonet, o ex-presidente não deveria ter utilizado recursos do Estado para disseminar informações falsas sobre as eleições. O Ministério Público Eleitoral respaldou essa posição, fortalecendo o argumento de que a conduta de Bolsonaro violou princípios fundamentais do processo eleitoral.

"A busca do benefício pessoal também foi tornada clara. O uso de recursos estatais para a atividade da mesma forma está estampado nos autos. Todo o evento foi montado para que o pronunciamento se revelasse como manifestação do Presidente da República, chefe de Estado, daí a chamada de embaixadores estrangeiros e o ambiente oficial em que a reunião ocorreu. O abuso do poder político está positivado", escreveu o procurador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES