Um ano sem Firmino Filho: data lembra legado inesquecível do ex-prefeito

Equipe do ex-prefeito pediu para que todos que tenham histórias com Firmino possam compartilhar suas fotos ou vídeos como forma de homenageá-lo

firmino | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prefeito de Teresina por quatro mandatos, Firmino Filho se fez inesquecível! Sua presença é sentida em cada canto da cidade, em cada lembrança, no choro contido da população; hoje, 06 de abril, completa um ano do falecimento do ex-gestore obviamente, a data não passará em branco e será repleta de homenagens, evidenciando a saudade, mas ao mesmo tempo deixando a certeza que o elo construído com os teresinenses perpetuará pela eternidade. 

Firmino Filho, morreu em 6 de abril de 2021, aos 57 anos, deixando Teresina cheia de saudades 

Duas cerimônias religiosas foram programadas para esta quarta-feira (6), onde familiares e autoridades relembrarão a trajetória e vão homenagear o ex- prefeito de Teresina. A primeira missa ocorreu às 8h da manhã na capela do cemitério Recanto da Saudade. Já a segunda celebração será às 19h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Alto da Ressurreição, zona Sudeste, com transmissão pelo Instagram oficial de Firmino Filho.

Ademais, na rede social, a equipe que administra a página do ex-prefeito pediu orações de todos e a divulgou hashtag #prasemprefirmino , solicitando a todos que tenham histórias com Firmino, que possam compartilhar suas fotos ou vídeos como forma de homenageá-lo.

Firmino chegou a ser considerado o 'Prefeito Amigo da Criança

Com quase três décadas de vida pública, iniciando em 1993 por convite do então prefeito Wall Ferraz, Firmino calcou sua trajetória na responsabilidade fiscal, na promoção de ações sociais, o que lhe renderam o título de Prefeito Amigo da Criança e em projetos bem sucedidos que modificaram o panorama da nossa periferia, como o Vila Bairro. 

Firmino Filho era conhecido como o prefeito das crianças 

O legado da gestão pode ser conferido em números que se destrincham nos mais diversos eixos, do social ao equilíbrio fiscal. No item saúde, por exemplo, Firmino deixou a capital piauiense com uma das menores taxas de desnutrição infantil, apenas 0,54%,enquanto as capitais do Sul e Sudeste chegam até 2,83%, como o Rio de Janeiro. Os números são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. 

No Meio Ambiente, Teresina alcançou a segunda maior cobertura florestal do país, segundo dados colhidos junto ao MapBiomas, chegando a 76% da área municipal. 

Firmino Filho fez Teresina alcançar maior cobertura florestal do país

Com o trabalho de Firmino, a capital piauiense ainda se destacou na proporção do esgoto tratado em relação a água consumida, chegando a 100%, segundo aponta o balanço do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em relatório catalogado no Mapa da Desigualdade de 2020. 

Há ainda um legado na qualidade de vida da população, em Teresina, a esperança de vida ao nascer da população supera a média regional e a nacional, figurando-se em patamar superior ao registrado em capitais como São Paulo e Curitiba. 

Ex-prefeito trouxe melhorias para infraestrutura e fez grandes obras na cidades 

Durante a gestão de Firmino, Teresina também se tornou a capital menos desigual do Nordeste, alcançando o índice Gini da distribuição do rendimento real efetivo domiciliar per capita na faixa de 0,511, segundo dados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2018; o que caracteriza um esforço contínuo em reduzir barreiras e promover a justiça social, com mais oportunidade e acesso a um futuro melhor para os mais suscetíveis. 

Foi com esse reconhecimento da educação como pilar da administração pública e com o amor disposto à capital piauiense, Firmino Filho deixou imensas saudades.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES