Urnas e seções preparadas para Eleição Suplementar em Murici dos Portelas

São ao todo 5.528 eleitores distribuídos em 14 locais de votação, sendo dois no Centro e 12 em localidades na Zona Rural

Urnas e seções preparadas para Eleição Suplementar em Murici dos Portelas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As urnas eletrônicas de votação e de contingência que serão utilizadas neste domingo (13) na Eleição Suplementar no município de Murici dos Portelas, além das suas respectivas mídias (flash de votação, contingência e de resultado), bem como as cédulas de papel, para um eventual uso de urnas de lona devido à falha em equipamento eletrônico, foram preparadas na manhã deste sábado (12), pelo Cartório da 33ª Zona Eleitoral do Piauí, que fica sediado em Buriti dos Lopes e é o responsável pela jurisdição eleitoral do município de Murici dos Portelas.

O evento foi presidido pelo Juiz Eleitoral da citada Zona, José Carlos da Fonseca Lima Amorim, e contou com a presença da representante do Ministério Público Eleitoral local, Promotora de Justiça Eleitoral Francineide Sousa Silva, além de representantes dos partidos políticos locais e de servidores da Justiça Eleitoral. “Agradeço ao Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, pelo contato permanente que sempre manteve conosco e por nos proporcionar todo o apoio necessário para a realização dessa empreitada desse pleito suplementar e, também, a toda a equipe da Justiça Eleitoral, de Teresina e aqui dessa 33ª Zona”.

Urnas e seções preparadas para Eleição Suplementar em Murici dos Portelas - Foto: Ilustrativa

A Promotora Francineide Silva destacou que “O Ministério Público está atuando diuturnamente, juntamente como o Juiz Eleitoral, dentro do que lhe compete, na fiscalização de todas as ações atinentes ao pleito, contando com a colaboração das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, todos imbuídos do mesmo propósito de atuar para que o eleitor possa exercer o ápice da sua cidadania com o voto”.

Os procedimentos iniciaram-se com a geração, de modo público e aberto a todos, dos flash de votação e de contingência, que são uma espécie de cartão de memória, com os dados referentes aos eleitores, candidatos e partidos políticos. Após essa ação, procedeu-se a cerimônia, também pública, de Carga, Lacre e Auditoria das urnas eletrônicas de votação e daquelas que serão usadas em uma eventual contingência.

O transporte das urnas e dos materiais de apoio como cabines de votação, listas de candidatos, placas com os números das seções, cartazes informativos, orientações sobre as medidas de prevenção a covid-19, marcas de distanciamento no chão, de Buriti dos Lopes para o município de Murici dos Portelas, distantes cerca 75 km um do outro, foi definido para o período da tarde, com a montagem das seções eleitorais iniciando-se imediatamente. A guarda dos locais de votação será por um policial militar, desde a instalação da seção e até a sua desmontagem, no domingo, após o pleito.

Duas candidatas disputam o cargo de prefeito: Chaguinha da Saúde (PSD) tendo como vice Isabel Cristina, e Aurideia Santos (PTB) em chapa com Eneas Albuquerque.

Aurideia teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, mas recorreu da decisão e estará presente nas urnas eletrônicas de votação, na condição de: “Indeferida Sub Júdice”.

Quantitativos, Dia da Eleição e Diplomação

São ao todo 5.528 eleitores distribuídos em 14 locais de votação, sendo dois no Centro e 12 em localidades na Zona Rural, atendidos por 22 seções eleitorais.

Receberam carga 29 urnas ao todo, sendo 22 urnas eletrônicas de votação e mais 7 urnas eletrônicas que ficaram à disposição para os casos de contingência.

As seções eleitorais montadas neste sábado (12) iniciarão os trabalhos às 7h deste domingo (13), com a emissão e assinatura da Zerésima pelos mesários, fiscais, eleitores, e eventualmente candidatos e autoridades presentes, em cada local de votação, e a partir daí iniciado o processo de votação, estendendo-se até 17 h, ou prosseguindo além desse horário, caso ainda existam eleitores em filas. Concluída a votação, terá início a emissão dos boletins de urna, a apuração dos resultados e a elaboração da Ata Geral das Eleições.

Os candidatos, inclusive a vice, e os partidos políticos deverão encaminhar ao Juiz da 33ª Zona Eleitoral, as prestações de contas até a próxima sexta-feira (18), por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais - SPCE.

O julgamento das mesmas deverá ser publicado pelo Cartório Eleitoral no Mural Eletrônico até o dia 31 de março – candidata eleita, e até o dia 29 de abril – candidata não eleita.

A diplomação da nova Prefeita eleita será fixada e executada pelo Juiz Eleitoral, obedecido o prazo máximo de 4 de abril de 2022. Após esse ato, Câmara Municipal de Murici dos Portelas deverá dar posse a ambos, em seus respectivos cargos, para entrada em exercício imediato nas funções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES