Variações entre os públicos em THE

A pesquisa Ipop sobre as eleições em Teresina registra números que indicam pequenas variações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisa Ipop sobre as elei?es em Teresina registra n?meros que indicam pequenas varia?es na aceita??o dos candidatpos por distintos p?blicos que formam o eleitorado. Um exemplo ? a distribui??o por sexo: na vota??o espont?nea, o prefeito Silvio Mendes recebe inten??o de voto de 56,7% dos homens, contra 44,3% entre as mulheres. No caso de Nazareno, 2,2% s?o homens e 1,9%, mulheres.

Na pergunta estimulada, h? um maior equil?brio entre os que preferem S?lvio Mendes, mas os homens seguem mais expressivos, com de 74% das inten?es, ?ndice que fica em 69,1% entre o segmento feminino. No caso de Nazareno, entre os homens a inten??o ? de 8,3%, percentual que vai a 14% entre as mulheres.

Quando a an?lise ? feita tendo em conta a escolaridade, o candidato do PT tem na estimulada um ?ndice de 33,3% entre os analfabetos, caindo para 7,1% entre os eleitores com n?vel superior incompleto e 8,7% naqueles com curso superior completo. O menor ?ndice de S?lvio ? precisamente entre os analfabetos, onde tem ?apenas? 54,1% das respostas estimuladas. Entre os eleitores com curso superior, o prefeito alcan?a ?ndices de 78,5% (incompleto) e 78,2% (completo).

Na avalia??o por faixa de renda, outra vez os dois principais candidatos mostram a tend?ncia da an?lise por escolaridade: Nazareno chega a uma inten??o de votos de 14,6% entre os que ganham at? um sal?rio m?nimo, mas despenca para 5,5% entre os que t?m rendimentos acima dos dez sal?rios. Por sua parte, S?lvio Mendes tem o pior desempenho entre os alnalfabetos (65,1%), ?ndice que sobe a 77,7% entre os que ganham mais de dez m?nimos. Mas uma curiosidade: o melhor desempenho do prefeito ? entre os eleitores que ganham entre um e dois sal?rios m?nimos (80%), a mesma faixa onde Nazareno tem o segundo pior ?ndice (7,3%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES