Vereador Leonardo Eulálio cobra realização de cirurgias eletivas

Vereador aponta que quase 50% dos recursos do Poder Executivo são aplicados na saúde.

Vereador Leonardo Eulálio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

vereador Dr. Leonardo Eulálio (PL) trouxe à discussão na Câmara Municipal de Teresina, nesta quarta-feira, 16, discussão sobre os problemas de saúde e de transporte público da capital.

Ele disse que no dia 4 de fevereiro deste ano, a Câmara Municipal de Teresina aprovou a solicitação encaminhada à Fundação Municipl de Saúde, com assinatura do presidente da Câmara no dia 4 de março. "A solicitação tinha como objetivo, em razão da grande demanda de cirurgias eletivas, buscamos junto à Fundação Muncipal de Saúde a lista de cirurgias eletivas e como o Poder Púbico está atuando diante desta alta demanda", disse.

Até o momento, o vereador diz que não recebeu nenhuma resposta do Poder Executivo. "Sabemos que a pandemia tem 1 ano e 6 meses e vamos para 17º mes de pandemia onde todas as cirurgias eletivas foram suspensas", diz, enfatizando que o Poder Público vem gastando quase 50% do orçamento na saúde, e o que se observa é a não realização de nenhum projeto por parte da Fundação Municipal de Saúde na tentativa de dar solução para as cirurgias eletivas.

Vereador Leonardo Eulálio cobra ação da Fundação Municipal de Saúde sobre cirurgias eletivas (Divuglação)

Cirurgias eletivas lotam serviço de urgência

"Diante disso, estamos encaminhando para o Conselho Municipal de Saúde, solicitando dados sobre a resolução do Programa Pactuado Integrado (PPI) e do Contrato Organizado de Ações em Saúde (Coapi)", disse o vereador, declarando que muitos casos de cirurgias eletivas estão lotando o serviço de urgência nos hospitais.

O vereador explica que uma patologia que iria ser resolvida com procedimento simples e barato, eles se tornam complexos e caros, pois o paciente que era para se manter numa instituição de saúde por 1 a 2 dias, tem que passar semanas e até meses e o caso não é resolvido e quando resolvido deixa sequelas.

Segundo o vereador, a população merece resposta e transparência na aplicação dos recursos em saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES