Vereador quer proibir alimentos embutidos nas escolas de Teresina

A matéria está na fase da emissão do parecer técnico da Assessoria Jurídica, caso receba o aval estará apta para ser apreciada no Plenário da Casa Legislativa.

Evandro Hidd quer proibir embutidos | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está em tramitação na Câmara Municipal de Teresina o projeto de lei de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT), que proíbe a oferta de "embutidos" e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches da Rede Pública da capital piauiense.  A informação foi destacada pela jornalista Cinthia Lages

A matéria está na fase da emissão do parecer técnico da Assessoria Jurídica, caso receba o aval estará apta para ser apreciada no Plenário da Casa Legislativa. Se aprovada a lei impactaria, por exemplo, a comercialização das tradicionais ‘bombas’, lanche muito consumido no município. 

Proibição atingiria um dos principais lanches de Teresina (Foto: Raissa Morais/Lucrécio Arrais)O projeto aponta que a proibição se estende ao comércio de lanches e refeições no interior das escolas e creches, e também ao que for servido em festividades e eventos organizados nas instalações das unidades de ensino do município

Na justificativa, o vereador Evandro Hidd sinaliza que esses alimentos são empobrecidos porque possuem uma baixa quantidade de nutrientes e apresentam uma elevada quantidade de aditivos químicos. “Dessa forma, o consumo excessivo desses processados está associado ao desenvolvimento da obesidade infantil, reduzindo a expectativa de vida e aumentando a incidência de doenças como hipertensão e diabetes”, pontuou. 

NOTA DE RESPOSTA

A respeito da matéria veiculada no portal Meio Norte: Vereador quer proibir 'bomba' e qualquer 'embutido' nas escolas de Teresina, o vereador Evandro Hidd esclarece:

O Projeto de Lei dispõe sobre a proibição da oferta de "embutidos" e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches que compõe o SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA, ou seja, nas escolas e creches públicas de Teresina. Dessa forma, o vereador não faz qualquer menção no seu projeto sobre a proibição da venda de salgados tradicionais na cidade, como foi citado na matéria. O projeto visa apenas contribuir para a promoção da saúde das crianças que frequentam a REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO.

O objetivo do referido Projeto de Lei é tornar o lanche mais saudável, tendo em vista que o consumo excessivo desses processados em alimentos está associado ao desenvolvimento da obesidade infantil, reduzindo a expectativa de vida e aumentando a incidência de doenças como hipertensão e diabetes. Além disso, é uma forma também de fortalecer ainda mais a presença de nutricionistas nas equipes que cuidam da merenda escolar na Rede Municipal de Ensino.

Quanto à oferta e comercialização desse tipo de alimentos em outros estabelecimentos de ensino, como na rede privada, não cabe ao município e à Câmara de Teresina legislar. O referido Projeto de Lei dispõe apenas sobre a composição da merenda que é ofertada nas escolas e creches da rede pública municipal de Ensino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES