Vice-governadora não quer comentar polêmica na Alepi

Regina Sousa quer parlamento com mais mulheres

Regina Sousa quer mais mulheres no parlamento | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-governadora Regina Sousa (PT) não quis comentar a nota da Secretaria de Mulheres do PT sobre um suposto silenciamento da vice-governadora por parte da Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi), que homenageou a ativista Maria da Penha com o título de cidadania piauiense.

Crédito: Lucrécio Arrais.

“A polêmica não fui eu que criei e não vou ser eu que vou alimentá-la. Eu sei que tem muita gente querendo isso, mas eu não quero. É normal que a militância faça, mas não vou entrar nessa polêmica”, disse Regina Sousa.

No entanto, ela comentou que o machismo ainda manda na política, algo que precisa ser superado. “A nossa luta das mulheres é recente. Ainda tem muita concepção equivocada que não reconhece o espaço delas. Mas estamos conquistando a cada dia, e vai melhorar a cada dia porque a luta permanece. Nosso papel de mulher na sociedade é fazer a transformação”, considera a vice-governadora.

Crédito: Lucrécio Arrais.

Regina Sousa é a segunda vice-governadora da história do Piauí. Ela aponta o PT como um partido visionário na luta das mulheres. “É uma concepção partidária que temos. A recomendação do partido é incluir mulheres nas concepções de chapadas. Nós temos regras mais rígidas que a lei. Nossa lei é a paridade. O PT, desde que nasceu, tem uma secretaria de mulheres. Temos mais tradição de lutas por mulheres que os outros partidos, mas os outros já se incorporaram e fizeram adequações nos estatutos”, lembra Sousa.

A petista afirma que é preciso construir uma frente de força para eleger mais mulheres, mas que isso parte de uma boa formação cidadã. “A luta só avança, e a gente espera que nesta eleição nós possamos eleger mais mulheres no parlamento. Para isso, tem que ter uma campanha educativa, nada acontece sem passar pela educação. Por isso demora. É uma construção histórica”, finaliza.

NOTA DA SECRETARIA ESTADUAL DE MULHERES DO PT/PI

Muito Prazer, Somos as Sororas, Somos as Mulheres do PT!

Os espaços de poder predominantemente ocupados por homens, como a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), não podem ser um espaço que discrimine as mulheres e o SILÊNCIO a expressão dessa discriminação, principalmente quanto se dá num contexto em que Maria da Penha, ícone do enfrentamento à violência contra as mulheres, está recebendo um título de cidadania.

A violência de gênero é um problema da sociedade, é um termômetro, que a partir dele é possível fazer uma leitura do caminho histórico, da lógica do patriarcado, sua aliança com o capitalismo, com a economia e a política.

A conquista das mulheres nos espaços de poder, não necessariamente acaba com a ordem patriarcal, a exemplo do que aconteceu na ALEPI, em 29 de agosto, onde a vice-governadora Regina Sousa, no ato representando o governador do estado do Piauí, foi SILENCIADA, sofreu violência institucional, onde o machismo enraizado no imaginário social foi reproduzido de forma gritante na solenidade. 

A ideia de que juntas as mulheres são mais fortes, a SORORIDADE, que trata da solidariedade feminista no combate à rivalidade e à competição, pregadas pelo machismo, não podem ser fomentadas nos espaços de poder, onde a diversidade deve prevalecer, estamos falando não só em mudar mentalidades, mas em mudar a sociedade em termos estruturais e culturais.

Somos Todas REGINA SOUSA, mulher, negra, quebradeira de coco babaçu, guerreira que faz o enfrentamento diário contra a discriminação e luta incansavelmente por justiça social.

#SomosTodasReginaSousa

#ElasPorElas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES