Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Vice-governadora não quer comentar polêmica na Alepi

Regina Sousa quer parlamento com mais mulheres

Compartilhe
Google Whatsapp

A vice-governadora Regina Sousa (PT) não quis comentar a nota da Secretaria de Mulheres do PT sobre um suposto silenciamento da vice-governadora por parte da Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi), que homenageou a ativista Maria da Penha com o título de cidadania piauiense.

Crédito: Lucrécio Arrais.

“A polêmica não fui eu que criei e não vou ser eu que vou alimentá-la. Eu sei que tem muita gente querendo isso, mas eu não quero. É normal que a militância faça, mas não vou entrar nessa polêmica”, disse Regina Sousa.

No entanto, ela comentou que o machismo ainda manda na política, algo que precisa ser superado. “A nossa luta das mulheres é recente. Ainda tem muita concepção equivocada que não reconhece o espaço delas. Mas estamos conquistando a cada dia, e vai melhorar a cada dia porque a luta permanece. Nosso papel de mulher na sociedade é fazer a transformação”, considera a vice-governadora.

Crédito: Lucrécio Arrais.

Regina Sousa é a segunda vice-governadora da história do Piauí. Ela aponta o PT como um partido visionário na luta das mulheres. “É uma concepção partidária que temos. A recomendação do partido é incluir mulheres nas concepções de chapadas. Nós temos regras mais rígidas que a lei. Nossa lei é a paridade. O PT, desde que nasceu, tem uma secretaria de mulheres. Temos mais tradição de lutas por mulheres que os outros partidos, mas os outros já se incorporaram e fizeram adequações nos estatutos”, lembra Sousa.

A petista afirma que é preciso construir uma frente de força para eleger mais mulheres, mas que isso parte de uma boa formação cidadã. “A luta só avança, e a gente espera que nesta eleição nós possamos eleger mais mulheres no parlamento. Para isso, tem que ter uma campanha educativa, nada acontece sem passar pela educação. Por isso demora. É uma construção histórica”, finaliza.


NOTA DA SECRETARIA ESTADUAL DE MULHERES DO PT/PI

Muito Prazer, Somos as Sororas, Somos as Mulheres do PT!

Os espaços de poder predominantemente ocupados por homens, como a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), não podem ser um espaço que discrimine as mulheres e o SILÊNCIO a expressão dessa discriminação, principalmente quanto se dá num contexto em que Maria da Penha, ícone do enfrentamento à violência contra as mulheres, está recebendo um título de cidadania.

A violência de gênero é um problema da sociedade, é um termômetro, que a partir dele é possível fazer uma leitura do caminho histórico, da lógica do patriarcado, sua aliança com o capitalismo, com a economia e a política.

A conquista das mulheres nos espaços de poder, não necessariamente acaba com a ordem patriarcal, a exemplo do que aconteceu na ALEPI, em 29 de agosto, onde a vice-governadora Regina Sousa, no ato representando o governador do estado do Piauí, foi SILENCIADA, sofreu violência institucional, onde o machismo enraizado no imaginário social foi reproduzido de forma gritante na solenidade. 

A ideia de que juntas as mulheres são mais fortes, a SORORIDADE, que trata da solidariedade feminista no combate à rivalidade e à competição, pregadas pelo machismo, não podem ser fomentadas nos espaços de poder, onde a diversidade deve prevalecer, estamos falando não só em mudar mentalidades, mas em mudar a sociedade em termos estruturais e culturais.

Somos Todas REGINA SOUSA, mulher, negra, quebradeira de coco babaçu, guerreira que faz o enfrentamento diário contra a discriminação e luta incansavelmente por justiça social.

#SomosTodasReginaSousa

#ElasPorElas


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×