Visita de Chávez é interferência na política interna no Maranhão

Presidente da Venezuela terá, entre seus objetivos, um encontro com o MST

Visita de Chávez é interferência na política interna no Maranhão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Venezuela, Hugo Ch?vez, desembarca hoje em S?o Lu?s em uma clara tentativa de interferir na pol?tica interna do Brasil e, sobretudo, na do Maranh?o. Oficialmente, na vers?o do governador Jackson Lago (PDT), Hugo Ch?vez ser? recebido no Pal?cio dos Le?es, mas sua estada no Maranh?o tem a ver mais com os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ser?o recebidos em audi?ncia pelos dois chefes de Estado.

A visita do presidente venezuelano apresenta tamb?m sinais de ser uma tentativa de repres?lia ao ex-presidente e senador Jos? Sarney (PMDB), que da tribuna do Senado vem alertando o Brasil e o continente para a corrida belicista desencadeada por Ch?vez na Am?rica Latina. At? ontem, o governo maranhense n?o havia apresentado uma justificativa convincente para a visita do venezuelano, mantendo um sil?ncio e uma cautelas que chamou aten??o. A visita s? se tornou p?blica quando a imprensa descobriu os preparativos, que acabaram sendo confirmados pelo governo.

A viagem de Hugo Ch?vez ao Maranh?o est? cercada de mist?rios e contra-informa?es. A hist?ria vazou no in?cio da semana passada ? antes do feriado de Semana Santa. Acionada, a assessoria do governo maranhense ficou surpresa com a not?cia. Os sites oficiais de informa??o do governo da Venezuela tamb?m nada informavam, at? ontem, sobre a visita do presidente ao Maranh?o. Em uma tentativa de justificar a visita, o governador Jackson Lago falou de possibilidades de neg?cios com o aquele pa?s, coopera??o na ?rea de Educa??o e de Sa?de, mas mostrou-se claramente desinformado sobre o que pretende Ch?vez em territ?rio maranhense.

Estranho

Chama aten??o o envolvimento do Movimento dos Sem Terra numa visita oficial de um chefe de Estado estrangeiro que vem pregando a derrubada das institui?es democr?ticas, a exemplo do que faz na Bol?via e no Equador, onde mant?m ?parceiros? no poder. Segundo justificou Jackson Lago, o MST assinar? um acordo de coopera??o educacional com o governo Venezuelano. Ocorre que coopera?es desse tipo t?m que ser chanceladas pelo Senado da Rep?blica e pelo Minist?rio das Rela?es Exteriores.

Movimentos deste tipo na Col?mbia causaram um incidente internacional, no m?s de janeiro, quando descobriu-se que Ch?vez tentava articular negocia?es com o grupo guerrilheiro For?as Armadas Revolucion?rias da Col?mbia (Farc) para liberta??o de ref?ns mantidos em cativeiro h? mais de cinco anos. A crise gerou afastamento entre os presidentes colombiano e venezuelano.

No ano passado, o ex-presidente Jos? Sarney denunciou na tribuna do Senado Federal que Ch?vez estaria promovendo uma corrida armamentista na regi?o, gerando um clima de tens?o militar no continente americano, com vistas a dominar politicamente a Am?rica Latina. Sarney tem tamb?m chamado aten??o para o fato de a popula??o da Venezuela n?o compactua com as a?es do seu presidente, tanto que rejeitou, em plebiscito, mudan?as na Constitui??o que transformariam Hugo Ch?vez num ditador.

Justificativas de ?ltima Hora

O que disse Jackson: ?Estamos procurando estas rela?es internacionais como forma de queimar etapas no desenvolvimento econ?mico?.

>> A realidade: Em um ano de governo, Jackson Lago perdeu grandes oportunidades de internacionaliza??o da economia maranhense ao adotar postura contra a implanta??o de sider?rgicas e outras ind?strias no Maranh?o.

O que disse Jackson: ?O Maranh?o pensa em encontrar mercados e espera vender muita carne, muita soja ? Venezuela?.

>> A realidade: A Venezuela n?o ? exatamente o que se pode chamar de grande mercado globalizado. A soja produzida no estado ? toda pela iniciativa privada, uma vez que a pol?tica estadual ? focada na agricultura de subsist?ncia ? tem mercado definido antes mesmo da colheita.

O que disse Jackson: ?Vamos desenvolver um programa para erradicar a catarata nos nossos irm?os maranhenses?.

>> A realidade: De acordo com o Conselho Regional de Medicina, o Maranh?o tem ple



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES