Vladimir Putin critica violência de bolsonaristas e dá apoio a Lula

O governo de Vladimir Putin na Rússia condenou nesta segunda (9) os atos de violência e depredação promovidos por ativistas bolsonaristas

Vladimir Putin critica violência de bolsonaristas e dá apoio a Lula | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

IGOR GIELOW

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O governo de Vladimir Putin na Rússia condenou nesta segunda (9) os atos de violência e depredação promovidos por ativistas bolsonaristas em Brasília no domingo.

"Condenamos da maneira mais firme as ações dos instigadores de distúrbios e apoiamos plenamente o presidente brasileiro Lula da Silva", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em sua fala diária com repórteres.

Com isso, Putin seguiu a posição de seu rival geopolítico Joe Biden, o presidente americano que considerou a depredação da sede dos três Poderes por bolsonaristas como "ultrajante" no próprio domingo. Outros líderes ocidentais fizeram o mesmo.

O presidente russo Vladimir Putin // Mikhail METZEL/AFP

Pouco antes do segundo turno, a Folha questionou em Moscou Putin acerca de como ele via o processo eleitoral brasileiro. Ele foi diplomático, dizendo que manteria a boa relação com o Brasil fosse o vencedor Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nos bastidores, integrantes do governo russo diziam preferir a vitória de Bolsonaro por considerá-lo mais manipulável e menos experiente do que Lula.

Na prática, contudo, ambos os rivais brasileiros mantinham a mesma posição em relação ao tema central para a Rússia, a Guerra da Ucrânia: tanto Lula quanto Bolsonaro se posicionaram contra a invasão, mas sustentam a neutralidade brasileira ao não apoiar as sanções ocidentais contra o Kremlin.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES