Volodymyr Zelensky convida Lula para reunião durante o G7, diz Itamaraty

Quando questionado no sábado (20) sobre a possibilidade de se reunir com Zelensky, o presidente Lula afirmou que não sabia se o encontro ocorreria.

Lula falou por videoconferência com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky em março | Ricardo Stuckert (PR)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a cúpula dos líderes do G7, realizada em Hiroshima, Japão, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs uma reunião bilateral ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi confirmada pela TV Globo, com base em declarações do Itamaraty.

A data exata do possível encontro ainda não foi confirmada. Quando questionado no sábado (20) sobre a possibilidade de se reunir com Zelensky, o presidente Lula afirmou que não sabia se o encontro ocorreria.

Embora a agenda divulgada pelo governo brasileiro para o domingo (21), último dia da cúpula do G7, não preveja um encontro entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia, o pedido de Zelensky vem logo após uma reunião entre o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, e o presidente ucraniano em Kiev, uma semana antes.

Por meio das redes sociais, Zelensky afirmou ter enfatizado a Amorim que o único plano de paz viável para encerrar a guerra causada pela invasão russa em seu país é o ucraniano. Além disso, discutiu a "possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina". Na ocasião, ele expressou sua expectativa de receber o presidente Lula na Ucrânia e continuar o diálogo com o governo brasileiro.

Lula tem defendido a liderança de um grupo de países, incluindo o Brasil, na busca por uma solução negociada para o fim da guerra, que já se arrasta por mais de um ano. No entanto, o presidente brasileiro deixou claro que não planeja visitar a Rússia e a Ucrânia enquanto não houver um cessar-fogo estabelecido.

ACESSE O MEIONORTE.COM

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES