W. Dias debate sobre vacinação, ICMS e reformas com gestores nordestinos

Governador ressalta necessidade da definição de calendário com total de vacinas

W. Dias debate sobre vacinação, ICMS e reformas com gestores nordestinos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Fórum dos Governadores do Nordeste realizado, na terça-feira (22), de forma virtual, os gestores debateram diversos temas, entre eles, as estratégias para a continuação da vacinação, ICMS e reformas.

O governador Wellington Dias destacou a necessidade de ampliação da imunização dos brasileiros. “Nos alegra a chegada das vacinas da Janssen, apesar de ser só 1,5 milhão neste primeiro lote, porque é o sinal de uma outra opção que abre um caminho novo para o Brasil. Destaco também a ampliação de entregas pela Pfizer. Serão 15 milhões de doses para julho. O que queremos é garantir que a gente tenha, agora, a agilidade no entendimento entre os Estados, Anvisa e o Fundo Soberano Russo, para a chegada da Sputnik”, comentou, acrescentando que, quanto mais vacinas estiverem disponíveis, mais rápido o país sairá da crise sanitária. “Isso vai tirar o Brasil de uma situação delicada, que é o alto risco da pandemia, uma classificação mundial que coloca um risco muito grande para a relação entre os países”, destacou.

Segundo o governador do Piauí, é preciso ter um calendário bem definido com todas as vacinas que estarão disponíveis - Foto: Divulgação

Segundo o governador do Piauí, é preciso ter um calendário bem definido com todas as vacinas que estarão disponíveis e a meta é ter um cronograma onde até outubro mais de 60% da população de até 18 anos esteja vacinada.

Aprofundar definição de calendário

O governador do Pernambuco, Paulo Câmara, disse que os governadores nordestinos defendem aprofundar a definição do calendário de vacinas, a fim de imunizar a população brasileira com mais planejamento, previsibilidade e agilidade. “Também tratamos das reformas em andamento, sobre a necessidade de retomá-las e discuti-las. A reforma tributária é importante, um consenso entre os estados e o parlamento. É importante e salutar essa unidade federativa que os governadores têm demonstrado em um momento tão difícil que o Brasil passa. Ver a capacidade de superar os desafios sentando na mesa escutando, ouvindo e planejamento, buscando alternativas para um futuro melhor do país”, comentou o gestor pernambucano.

Na oportunidade, o Wellington Dias também falou sobre a necessidade de se discutir sobre o ICMS, imposto que, atualmente, é objeto de projeto no Legislativo e de ação no STF. Segundo gestor piauiense, esse é um tema que os governadores do Nordeste querem tratar. “Queremos uma reforma tributária mais abrangente. Não é razoável sair fazendo um picotado, quando temos uma oportunidade de fazer uma reforma que simplifica, que tem chance de substituição tributária, desonera folha, o consumo e garante uma política em um momento que o país mais precisa”, defendeu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES