mais

W. Dias defende criação de fundo para equilibrar o preço dos combustíveis

O fundo atuaria para amortecer as altas sucessivas, de modo que o consumidor não seja tão penalizado.

Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena nesta segunda-feira, 11 de outubro, o coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), defendeu a criação de um fundo de equalização dos combustíveis para que os preços possam ser controlados no Brasil. De acordo com o líder piauiense, a medida foi utilizada até o início da gestão Michel Temer e suaviza as variações do dólar e do petróleo. 

Dias destacou que a medida está sendo estudada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e é defendida pelos governadores e entidades municipalistas. 

Wellington Dias defende recriação de fundo (Foto: Reprodução)Wellington Dias defende recriação de fundo (Foto: Reprodução)

"Estamos numa defesa, e foi importante na semana passada por duas razões: primeiro, o ministro Paulo Guedes pela primeira vez reconheceu e disse que há um estudo em andamento para voltar a capitalização de equalização do combustível, até 2016 o Brasil sempre teve variação cambial, sempre teve variação no preço do barril do petróleo, porque tinha um impacto menor nos produtos do Brasil? Porque o Brasil não internacionalizava os preços, se o preço subia na Europa o que o Brasil tinha a ver com isso, se o Brasil é autossuficiente em petróleo, então com base numa regra simples, tinha a CIDE que gerava uma receita e ali desse dinheiro você usava uma parte para a manutenção das rodovias, e uma outra parte formava uma poupança para esse fundo de equalização dos combustíveis, dos derivados do petróleo, foi assim até o início do Governo Temer, onde ali houve uma mudança", disse. 

Segundo o líder piauiense, essa é a saída emergencial, até que a reforma tributária seja aprovada no Congresso Nacional. "Estamos assumindo a responsabilidade da defesa da Reforma Tributária que vai além, ela faz reduzir o custo em até 25%. Com o fundo de equalização que se o Ministro fizer para hoje, o resultado já vem amanhã, essa é a saída emergencial", afirmou. 

[email protected]

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail