W. Dias destaca ação conjunta para definir eixos para volta das aulas

Em coletiva com o ministro Marcelo Queiroga, governador falou sobre ação conjunta com MEC para definir retorno das aulas

Wellington Dias e Marcelo Queiroga | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Coordenador da temática vacina e enfrentamento à Covid-19 no Fórum de Governadores do Brasil, Wellington Dias foi recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e na coletiva de imprensa, o governador disse que a reunião foi positiva. "Com a presença de todos os estados, ficou acertado neste mês de julho o envio de 41 milhões de doses e para os meses de agosto e setembro estão previstas 134 milhões de doses", explica Dias.

O governador piauiense diz que será feito detalhamento semanal e a possibilidade de outros imunizantes como do Consórcio OMS, as doações dos Estados Unidos e ainda da Sputnik. "Acertamos encaminhar formalmente ao Programa Nacional de Imunização e comissão intergestora tripartite a decisão nacional em relação a antecipação da segunda dose", disse o governador.

A esse respeito, o ministro Marcelo Queiroga falou que a decisão será tomada pelo PNI levando em conta os elementos técnicos. Toda decisão será tomada levando em conta os estudos e parâmetros técnicos.

Governador Wellington Dias e o ministro Marcelo Queiroga (Divulgaçao)

Retorno das aulas

Na reunião, W. Dias comentou sobre a imunização para público acima de 12 anos e declarou que haverá uma regra nacional estabelecida pelo PNI e comentou ainda sobre parecer conjunto dos Ministérios da Saúde e da Educação, junto com estados e municípios, para estabelecer eixos em relação ao retorno das aulas, quando e como devem ocorrer.

Segundo Wellington, ficou decidido quais situações específicas em que haja aumento de índice de contaminação, os gestores municipais terão liberdade para adotar medidas cabíveis.

Wellington Dias esclarece ainda que o ministro Marcelo Queiroga tem agendamento com a Organização Mundial da Saúde para tratar as orientações a serem aplicadas no Brasil no pós-covid. "Também destacamos a revisão quanto a proporção da população para evitar uma distorção de vacinas nos estados", disse.

O ministro Marcelo Queiroga ressaltou a melhora do quadro epidemiológico e diz que o PNI se reúne toda semana com equipes  estaduais e municipais e declarou que qualquer mudança de posicionamento será feita com base em decisões técnicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES