W. Dias diz que país está mais perto de sair da pandemia para endemia

Governador Wellington Dias destaca avanço da vacinação e também pede celeridade na aprovação de medicamentos por parte da Anvisa

Governador Wellington Dias e Regina Sousa | Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias disse nesta terça-feira, 22, que os conselhos de secretários estaduais e dos municípios, que trabalham integrado com o Comitê Científico do Nordeste, Fiocruz, cientistas têm boas notícias boas. "O Brasil inteiro vive uma estabilidade, ainda que em alta, da transmissibilidade da Covid-19 e em algumas regiões como Norte e Nordeste, redução de transmissão, queda de casos, de internação e óbitos", disse, declarando que havia uma média quinzenal de 12 óbitos e agora está em 6. O governador disse que a vacinação com a redução dos casos permite ao País sair da situação de pandemia para endemia.

Com a ampliação do número de vacinados, o governador diz que a meta é até o período de 15 a 20 de março chegar a casa de 80% da população com primeira e segunda doses. "O Piauí tem 96% com primeira dose e 86% com as duas doses e somos o terceiro estado que mais vacinou crianças", diz, enfatizando que esse avanço na vacina permite um controle e junto com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para um medicamento contra Covid-19.

Governador Wellington Dias no lançamento de 200 anos de Independência (Régis Falcão)

"Esse desfecho permite que tenhamos um plano para transição da fase de pandemia para endemia, como já ocorreu em outros vírus. Portanto, com muita responsabilidade, somos desafiados a manter as restrições para o Carnaval", afirma, enfatizando que será um sacríficio que vale a pena, pois garante as condições para não ter ambientes para ampliar a transmissibilidade e propagação de novas variantes.

"Enquanto isso, avanços na vacina e a perspectiva é que após carnaval teremos medidas que em alguns momentos vamos anunciar para o Brasil, o Nordeste e o Piauí relacionada a essa transição da fase de pandemia para endemia", diz Wellington, diz que para isso vai seguir a ciência, que já reconhece que há nesse momento condição para em algum momento, a partir de março, o Brasil vivenciar a trégua do coronavírus. O certo, segundo Wellington, é que serão mantidas as restrições de eventos para evitar propagação no período do carnaval em todos os estados do Brasil. "Objetivo é não jogar fora todo esforço que fizemos até agora", diz.

Leia Mais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES