W. Dias diz que quebra de patentes ajuda a regularizar vacinação

A medida permite maior controle e regularidade na produção e distribuição.

Governador Wellington Dias | Divulgação CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema vacina contra Covid-19 do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias considerou importante a quebra da patente que dispensa autorização para que os laboratórios e indústrias brasileiras possam produzir o IFA no Brasil. A medida permite maior controle e regularidade na produção e distribuição.

"É a melhor saída para o Brasil vacinar nosso povo mais cedo. A Fiocruz pode produzir a Astrazeneca e outras e assim o Butatan pode produzir IFA da Coronavac e outros e a União Química que já está autorizada a produzir IFA da Sputinick, vai poder iniciar com menos burocracia", disse Wellington Dias.

Governador Wellington Dias diz que medida permite maior regularidade (Foto: Divulgação CCOM)

A quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19 foi discutida em reunião dos governadores com representante da ONU no Brasil, Marlova Jovchelovitch, e outros integrantes de entidades como a Organização Mundial da Saúde, realizada no dia 16 de março de 2021.

Segundo Wellington Dias, o governador do Maranhão, Flavio Dino,  defendeu a quebra de patentes de vacinas e foi acompanhado por outros governadores. 

"Com uma eventual quebra de patentes, a ideia seria de pagar os investimentos realizados nas pesquisas para desenvolvimento das vacinas", comenta, esclarecendo que é possível que se pague por aquilo que foi o investimento na pesquisa, tecnologia, na ciência. "Nós queremos valorizar a ciência”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES