W. Dias é destaque na série documental 'A Corrida das Vacinas'

O governador do Piauí, que coordena a temática no Fórum dos Governadores, disse que teve que assumir um papel diplomático.

Wellington Dias em reunião com a ONU e a OMS | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em mais de um ano de pandemia, os cientistas tiveram que correr contra o tempo para a produção de vacinas seguras e eficazes contra o Sars-Cov-2, nesse processo desafiador também se alavancaram as discussões em torno da aquisição dos imunizantes, uma batalha desenfreada que persiste até hoje. 

A série documental 'A Corrida das Vacinas', exibida no serviço de streaming Globoplay, traça um panorama dos bastidores inéditos dos desafios científicos e da guerra política envolvendo os imunizantes. No Brasil, os episódios sintetizam os entraves dispostos na relação do Governo Federal com os líderes estaduais, culminando na falta de articulação do Poder Central e na demora para a concretização dos contratos com as farmacêuticos. 

Wellington Dias em reunião com a ONU e a OMS (Foto: CCOM)

Nisso, o governador piauiense Wellington Dias (PT) é um dos protagonistas da série; na função de coordenador da temática vacina no Fórum dos Governadores do Brasil, o líder piauiense é acompanhado em diversas reuniões com chefes de Estado na busca por mais imunizantes, em um verdadeiro papel diplomático, motivado pela lacuna da União nas tratativas, principalmente com então ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. 

"Eu fiquei como governador, assim como outros, tendo que negociar com a China, com a Rússia, ou seja, fazendo algo que é próprio da diplomacia brasileira, afirma Dias na série documental. 

Wellington Dias assina contrato com o Fundo Soberano Russo (Foto: CCOM)

O governador reverbera a batalha para conseguir mais contratos, impondo o posicionamento dos líderes em não somente esperar, mas atuar efetivamente na busca por mais imunizantes. 

"Tomamos a decisão de ter iniciativa, então vamos atrás de uma solução, a solução está no Poder executivo Federal, vamos lá, estáno Parlamento, vamos lá; então a medida que estamos indo, estamos encontrando mais vacinas do que diziam", afirmou. 

A 'Corrida das Vacinas' mostra a luta dos governadores por mais imunizantes

Ainda na série, a ex-coordenadora do Plano Nacional de Imunizações, Carla Domingues, explica que dada a demanda, o Governo Federal não poderia apenas esperar ser procurado pelos laboratórios, mas sim correr atrás dos contratos para garantir uma vacinação célere no país. 

"Caberia o Governo ir atrás dos laboratórios e não o contrário, se eu tenho uma demanda maior que a oferta, cabe eu buscar essa necessidade". 

A 'Corrida das Vacinas' está disponível gratuitamente no serviço de streaming. 

Wellington Dias após mais um encontro em busca de mais vacinas (Foto: Sesapi)

CONFIRA A SÉRIE DOCUMENTAL NA ÍNTEGRA

francyteixera@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES