Wellington Dias firma parceria com TJ para regularizar imóveis de Teresina

São mais de 100 mil imóveis em todo o Estado, em Teresina são 48 mil imóveis construídos pela extinta Cohab, Iapep e, mais recentemente, pela ADH

W. Dias do Estado firma parceria com TJ para regularizar imóveis de THE | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias assinou, nesta segunda-feira (25), um termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e com a Corregedoria Geral de Justiça e Vice-Corregedoria Geral de Justiça, por intermédio da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), para a execução do Programa Regularizar.

A formalização da parceria com o termo de cooperação técnica irá permitir a integração das equipes da ADH e do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria, por meio da troca de informações, análises, recomendações e oferta de subsídios para o aperfeiçoamento do procedimento de regularizações de imóveis urbanos de forma padronizada, segura e ágil.

O Governo do Estado, desde 2006, já regularizou cerca de nove milhões de propriedades rurais e agora também entregará os títulos aos proprietários dos imóveis urbanos. “É um dia histórico, no qual juntamos autoridades do Judiciário, do Município de Teresina, do Legislativo Estadual e Municipal, além de técnicos que possuem experiência e agora colocam essa experiência para o trabalho com a regularização urbana. Já regularizamos cerca de nove milhões de propriedades rurais, desde 2006, e, agora, vamos assegurar a regularização urbana, por meio dessa parceria”, declarou o chefe do Executivo estadual.

São mais de 100 mil imóveis em todo o Estado, em Teresina são 48 mil imóveis construídos pela extinta Cohab - Foto: Ascom

São mais de 100 mil imóveis em todo o Estado, em Teresina são 48 mil imóveis construídos pela extinta Cohab, Iapep e, mais recentemente, pela ADH. Por meio da parceria, as ações de regularização urbana em Teresina, onde estão a maioria dos imóveis do Estado, serão otimizadas.

“Damos esse pontapé inicial, é um programa a longo prazo, no qual vamos tratar caso a caso, porque tem pessoas que já quitaram seus imóveis, mas tem as que não quitaram. Para tanto, iremos apresentar uma melhor oferta para que possam resolver essa pendência financeira e em seguida aderir ao programa. É o melhor caminho, pois se for pelo convencional irá ter complicações com o valor cobrado, no mínimo R$ 10 mil, e pelo Programa Regularizar, ele irá pagar, no máximo, R$ 3 mil. Então, é uma oferta muito vantajosa para resolver essa pendência tão antiga na vida das famílias”, ressaltou Giovana Gayoso, diretora da ADH.

O corregedor-geral do TJ, Fernando Lopes, enfatizou que o termo é uma extensão da parceria que já tem com o Governo - Foto: Ascom

O Programa está na sua primeira etapa de execução, atendendo aos conjuntos habitacionais de Teresina: Mocambinho 1, 2 e 3; Dirceu 1 e 2; Renascença 1 e 2; Bela Vista 1, 2 e 3; Promorar; Saci; Dignidade; e União 1 e 2.

“Inicialmente, o cronograma da primeira etapa foi reunir as lideranças. Realizamos várias plenárias nos conjuntos que elencamos para essa primeira etapa, apresentamos o Programa, as empresas credenciadas para a execução desse serviço, em parceria conosco, e estamos trabalhando com cada umas dessas famílias proprietárias desses imóveis. Agora, vamos dar o próximo passo, apresentar toda a documentação que será encaminhada ao cartório com os custos bem reduzidos e a parceria com o TJ vai, justamente, dar mais agilidade para que essas famílias conseguirem essa titularidade definitiva”, completou Gilvana Gayoso.

O corregedor-geral do TJ, Fernando Lopes, enfatizou que o termo é uma extensão da parceria que já tem com o Governo do Piauí no âmbito da regularização dos imóveis rurais, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). “Essa parceria que estamos firmando com a ADH já existe com o Interpi na parte de regularização dos imóveis rurais. Agora, celebramos, com o Governo do Estado, a parte que diz respeito aos imóveis urbanos. No primeiro momento, iremos atuar em Teresina e depois estender às outras cidades onde tiver conjuntos habitacionais que precisam ser regularizados”, disse o corregedor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES