W. Dias sanciona lei que fixa 30h semanais para profissionais de enfermagem

Projeto de lei foi sancionado pelo governador e publicado no Diário Oficial do Estado.

Deputado Cel. Carlos Augusto | Thiago Amaral / Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias sancionou a Lei 7.724, que dispõe sobre a jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede pública estadual. A lei já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A lei tem validade para os profissionais que atuam na administração pública direta e indireta do Estado, como servidores efetivos ou terceirizados, não valendo para os municípios nem para a rede privada.

De autoria do deputado estadual, Cel. Carlos Augusto, o projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 20 de dezembro, e aguardava sanção do governador Wellington Dias.

Deputado Cel. Carlos Augusto é autor do projeto (Thiago Amaral)

A regulamentação da jornada de trabalho sempre esteve entre as principais reivindicações do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Durante o ano de 2021, o presidente, Enf. Antonio Neto, e demais conselheiros da autarquia, articularam diretamente com Cel. Carlos Augusto e com o governador do estado.

Antonio Neto comemorou a importante conquista: “Não tínhamos nenhuma lei estadual relacionada à carga horária da Enfermagem. A OMS e diversos estudos que apontam a jornada de 30 horas como ideal para garantir uma assistência de Enfermagem segura. Com a aprovação dessa lei, temos o respaldo de uma lei própria da Enfermagem para os servidores estaduais. Um grande avanço para a categoria”, destacou o presidente do conselho.

Assim como os outros dois projetos de autoria do Cel. Carlos Augusto anteriormente aprovados, a semana de Enfermagem (Lei nº 7412/2020) e a Lei do Descanso Digno (nº 7532/2021), a regulamentação da carga horária de 30 horas semanais para profissionais de Enfermagem da rede pública estadual também contou com a colaboração do Coren-PI em seu texto base.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES