O ex-secretário municipal de Planejamento, Washignton Bonfim, se filia na manhã desta segunda-feira, 09 de maio, ao PSB, na sede da legenda em Teresina. 

Em entrevista à imprensa, Bonfim confirmou que irá apoiar o pré-candidato Rafael Fonteles, e que assumiu esse compromisso. "É uma sinalização e é um compromisso, nós temos conversado sobre as ideias que apresentei enquanto pré-candidato, relativas à política da juventude, ao ensino médio, ao emprego e renda e questão de Teresina, então todos esses pontos me aproximaram do pré-candidato", disse. 

Washington Bonfim negou, no entanto, que haja de momento diálogo para coordenar a campanha do petista. "É mais relativa ao plano de Governo". 

O professor Washington migra de legenda após retirar sua pré-candidatura ao Governo do Piauí; o movimento se deu após a federação entre PSDB e Cidadania optar por apoio o pleiteante do União Brasil no Estado, no caso, o ex-prefeito Sílvio Mendes. 

Na ocasião, Bonfim divulgou um vídeo a quem creditou a 'poderosos interesses' a inviabilização da sua pré-candidatura.

Rafael Fonteles, que participou da solenidade de filiação, afirmou que ideias de Washington Bonfim serão agregadas ao plano de governo. “Acredito que o PSB vá indicá-lo formalmente para a comissão pluripartidária de elaboração do nosso programa de governo. O professor Washington tem tudo para contribuir participando ativamente do nosso projeto, da discussão sobre o Piauí e, em especial, sobre a grande Teresina. A sua chegada fortalece muito a nossa caminhada”, pontuou.

Presidente estadual do PT, o deputado João de Deus disse que a filiação de Washington Bonfim ao PSB agrega imensamente ao bloco, lembrando o exemplo de Geraldo Alckmin, ex-PSDB que será vice na chapa de Lula. "Estamos juntos nessa caminhada no desafio de fazer um Brasil e um Piauí cada vez melhor", afirmou.

O deputado federal Merlong Solano (PT) disse que está se construindo uma grande frente política em defesa da democracia; o parlamentar ainda citou a amizade que possui com Bonfim . "Além da alegria política de ver esse caminho trilhado, tenho uma alegria pessoa de estar reencontrando um amigo no mesmo bloco político". 

O ex-governador Wilson Martins enalteceu o trabalho de Bonfim, quando ocupou o comando da Secretária de Planejamento em Teresina, pontuando que ele agregará muito na pré-campanha de Rafael Fonteles. "Prestou um grande serviço a Teresina como secretário de Planejamento; cruzamos com Washington na eleição de 2014 e colaborou muito", destacou.