Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 04 de outubro, o governador Wellington Dias (PT) anunciou a antecipação da segunda parcela do 13º salário do servidor público estadual.

Atualmente, a parcela inicial é creditada no mês de aniversário do servidor. O líder do Poder Executivo sinalizou que o pagamento ocorrerá no dia 18 de outubro, um dia antes da comemoração do Aniversário do Piauí. 

"Hoje podemos anunciar a antecipação (da segunda parcela do 13º) para o próximo dia 18, casando com o aniversário do Piauí, isso contribui em vários aspectos, coloca que só é possível isso com organização, com equilíbrio, sou grato por isso. Significa uma injeção de recursos nesse momento da pandemia, esse dinheiro em circulação ajuda a movimentar a economia, é um mercadinho, uma loja que amplia as vendas, o Piauí recentemente recebeu um posicionamento novo no ranking da competitividade, subindo seis casas, uma melhora nessa área de solidez, aumentando os investimentos, nos destacamos nas contas, ficamos na nona posição, na educação ficamos na 14ª posição", afirmou.  

Wellington Dias em coletiva de imprensa anuncia medidas para fortalecer a economia (Foto: Ccom)Wellington Dias em coletiva de imprensa anuncia medidas para fortalecer a economia (Foto: Ccom)Wellington Dias em coletiva de imprensa anuncia medidas para fortalecer a economia (Foto: Ccom)

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles destacou que a injeção de recursos será na ordem de R$ 200 milhões, ajudando na recuperação econômica. 

"Estava prevista para a segunda quinzena de dezembro, está sendo antecipada em dois meses, é uma medida importante tanto do ponto de vista econômico, essa recuperação econômica, essa injeção de recursos da ordem de R$ 200 milhões vai ajudar nesse processo de retomada e nesse contexto de inflação elevada, antecipação de recursos também ajuda a reduzir os efeitos do processo inflacionário e nós obviamente aguardamos as ações do Governo Federal para reduzir os efeitos". 

A cúpula econômica do governo agora estuda a tabela de pagamento de 2022 - Foto (Ccom)A cúpula econômica do governo agora estuda a tabela de pagamento de 2022 - Foto (Ccom)

Ao todo, no Piauí, são mais de 95 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. 

A antecipação só foi possível devido a solidez fiscal do Piauí. Nesse sentido, é importante frisar que na tabela de pagamento de 2021, o Executivo Estadual já havia conseguido que os servidores recebessem seus salários até o 5º dia útil do mês seguinte.

VEJA COMO FOI A COLETIVA: