mais

Wellington Dias discute a criação de Atlas da Energia Solar do Piauí

Governador recebeu representantes da Apisolar e da Secretaria de Mineração.

A criação de um Atlas da Energia Solar do Piauí foi discutida em audiência realizada nesta segunda-feira, 12, em audiência realizada pelo governador Wellington Dias e integrantes da Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar (Apisolar), que apresentou a ferramenta, que constará o potencial energético do estado.

Jean Cantalice, presidente Apisolar, disse que o Piauí se destaca na geração de energias renováveis e tem atraído cada vez mais empresas e investidores que enxergam o grande potencial da região. 

No documento, serão disponibilizadas informações sobre a irradiação solar no estado, bem como outros dados técnicos imprescindíveis para a confiabilidade e economia na geração de energia solar elétrica ou térmica. Além das potencialidades do estado nessa área, com os projetos instalados, os que já estão em andamento.

Energia limpa é prioridade

O estudo e disponibilização dos dados será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex). 

"Trabalhar com energia limpa é prioridade para o Piauí", disse o governador Wellington Dias, declarando que a proposta é garantir energia renovável que combina com o compromisso ambiental, seguindo o Acordo de Paris.

Na reunião, o governador apontou as propostas apresentadas pela Apisolar, que versam sobre a politica de financiamento a partir da Piauí Fomento, a realização do evento investimentos em energias renováveis, o Sinergia Piauí, que deve ocorrer ainda este ano quando a situação da pandemia pertir. “Trabalharemos em uma perspectiva da realização do evento com o Consórcio Nordeste”, confirmou o gestor estadual.

Governador Wellington Dias diz que energia limpa é prioridade (Divulgação)Governador Wellington Dias diz que energia limpa é prioridade (Divulgação)

Piauí é vitrine para o Brasil

O secretário da Mineração, Wilson Brandão, ressaltou a importância do Atlas. “O Piauí, hoje, é uma vitrine para o Brasil com relação a energias renováveis. Então, precisamos apresentar para o Brasil e para o mundo nosso potencial e como poderemos fazer isso? Por meio de um Atlas solar e eólico. Assim, estamos dando um passo inicial para isso, tratando com membros da Apisolar, da Universidade Federal do Piauí e Seminper para iniciar as tratativas e buscar a preparação dos dados técnicos, de tudo aquilo que seja necessário para colocar no Atlas e possamos então apresentar a empreendedores e aqueles que estejam interessados em investir no Piauí”, disse o gestor.

O objetivo é fazer um mapeamento do potencial da energia solar no estado para planejamento e construção de usinas solares FV e termoelétricas. A partir daí, disponibilizar as informações organizadas e avaliadas como um diferencial de negócios para atração de empreendimentos solares no estado.

“O Atlas é uma das ferramentas que vai proporcionar às empresas nacionais e internacionais ao analisar o Piauí, um estado bom para investimento, tanto campo solar como também no campo eólico. O Atlas também vem como um complemento a essa malha, que já está estrangulada e precisamos ampliar o número de subestações e que seja essa ferramenta que vai favorecer novos investimentos no estado”, afirmou Jean Cantalice, presidente da Apisolar.

O projeto prevê a criação do Atlas em meio físico, um programa de visualização dos mapas em Sistema de Informação Geográfica (GIS), um banco de dados solarimétricos e meteorológicos e cursos de capacitação. A previsão para entrega é em 12 meses.

Isenção Fiscal

Na reunião, foi discutido também a isenção fiscal para empresas do setor de geração de energias renováveis, como estímulo ao setor. “Tratamos também sobre um pedido de isenção de energia solar para fomentar e melhorar o setor, além de reativar a economia, que está fragilizada por conta da crise sanitária que vivemos”, declarou o Jean Cantalice.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail