Wellington Dias discute a criação de Atlas da Energia Solar do Piauí

Governador recebeu representantes da Apisolar e da Secretaria de Mineração.

Wellington Dias | Divulgação CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A criação de um Atlas da Energia Solar do Piauí foi discutida em audiência realizada nesta segunda-feira, 12, em audiência realizada pelo governador Wellington Dias e integrantes da Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar (Apisolar), que apresentou a ferramenta, que constará o potencial energético do estado.

Jean Cantalice, presidente Apisolar, disse que o Piauí se destaca na geração de energias renováveis e tem atraído cada vez mais empresas e investidores que enxergam o grande potencial da região. 

No documento, serão disponibilizadas informações sobre a irradiação solar no estado, bem como outros dados técnicos imprescindíveis para a confiabilidade e economia na geração de energia solar elétrica ou térmica. Além das potencialidades do estado nessa área, com os projetos instalados, os que já estão em andamento.

Energia limpa é prioridade

O estudo e disponibilização dos dados será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex). 

"Trabalhar com energia limpa é prioridade para o Piauí", disse o governador Wellington Dias, declarando que a proposta é garantir energia renovável que combina com o compromisso ambiental, seguindo o Acordo de Paris.

Na reunião, o governador apontou as propostas apresentadas pela Apisolar, que versam sobre a politica de financiamento a partir da Piauí Fomento, a realização do evento investimentos em energias renováveis, o Sinergia Piauí, que deve ocorrer ainda este ano quando a situação da pandemia pertir. “Trabalharemos em uma perspectiva da realização do evento com o Consórcio Nordeste”, confirmou o gestor estadual.

Governador Wellington Dias diz que energia limpa é prioridade (Divulgação)

Piauí é vitrine para o Brasil

O secretário da Mineração, Wilson Brandão, ressaltou a importância do Atlas. “O Piauí, hoje, é uma vitrine para o Brasil com relação a energias renováveis. Então, precisamos apresentar para o Brasil e para o mundo nosso potencial e como poderemos fazer isso? Por meio de um Atlas solar e eólico. Assim, estamos dando um passo inicial para isso, tratando com membros da Apisolar, da Universidade Federal do Piauí e Seminper para iniciar as tratativas e buscar a preparação dos dados técnicos, de tudo aquilo que seja necessário para colocar no Atlas e possamos então apresentar a empreendedores e aqueles que estejam interessados em investir no Piauí”, disse o gestor.

O objetivo é fazer um mapeamento do potencial da energia solar no estado para planejamento e construção de usinas solares FV e termoelétricas. A partir daí, disponibilizar as informações organizadas e avaliadas como um diferencial de negócios para atração de empreendimentos solares no estado.

“O Atlas é uma das ferramentas que vai proporcionar às empresas nacionais e internacionais ao analisar o Piauí, um estado bom para investimento, tanto campo solar como também no campo eólico. O Atlas também vem como um complemento a essa malha, que já está estrangulada e precisamos ampliar o número de subestações e que seja essa ferramenta que vai favorecer novos investimentos no estado”, afirmou Jean Cantalice, presidente da Apisolar.

O projeto prevê a criação do Atlas em meio físico, um programa de visualização dos mapas em Sistema de Informação Geográfica (GIS), um banco de dados solarimétricos e meteorológicos e cursos de capacitação. A previsão para entrega é em 12 meses.

Isenção Fiscal

Na reunião, foi discutido também a isenção fiscal para empresas do setor de geração de energias renováveis, como estímulo ao setor. “Tratamos também sobre um pedido de isenção de energia solar para fomentar e melhorar o setor, além de reativar a economia, que está fragilizada por conta da crise sanitária que vivemos”, declarou o Jean Cantalice.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES