Wellington Dias dispara sobre vacina russa:“Alguém está mentindo”

O governador piauiense esteve reunido nesta terça-feira (27) com técnicos russos do Instituto Gamaleya

O governador Wellington Dias reagiu à rejeição da Sputnik pela Anvisa | Regis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira

A rejeição dos diretores da Anvisa, por unanimidade, pela importação da vacina russa Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, provocou surpresa em boa parte dos governadores. Com a aplicação do imunizante em 62 países, sem o indicativo de efeitos colaterais graves, os chefes estaduais esperavam o aval, porém, não obtiveram. 

Líder do Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que foi "presença de adenovírus replicante na vacina", o que seria uma "uma não-conformidade grave", sinalizando que esperava-se um veto ou restrições por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas não uma completa desqualificação da vacina. 

"A Anvisa está dizendo que a vacina inteira não presta, que ela é perigosa e que representa um risco para o ser humano", disse o governador piauiense. 

Ainda nesta linha, o coordenador da temática vacina no Fórum dos Governadores, sinalizou que "alguém está mentindo". Nisso, lembrou que a vacina inclusive deve ser incorporada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "A vacina é feita pelo maior e mais antigo centro de pesquisa do planeta, o Instituto Gamaleya. Foi aprovada pelas agências de 16 países, entre eles a Rússia, a Argentina e o México. Está sendo aplicada em mais de 60 países e a OMS deve incorporá-la ao consórcio mundial de vacinas. Mas a Anvisa diz que ela é extremamente arriscada. Alguém está mentindo", frisou. 

O governador Wellington Dias reagiu à rejeição da Sputnik pela Anvisa (Foto: Regis Falcão)

Wellington Dias pontuou que caso realmente a Anvisa tenha encontrado falhas graves, precisa 'alertar o planeta', tendo em vista o uso da Sputnik em dezenas de nações. 

"O Brasil precisa alertar o planeta. O governo brasileiro tem que fazer comunicado aos outros países e à OMS sobre o risco que a Sputnik V representa para a humanidade, segundo a Anvisa. A agência não é um centro de ciência e pesquisa. Mas apontou impurezas, falhas em regras de higiene e disse que não há monitoramento para comprovar a eficácia e a segurança da vacina. É grave", finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES