Wellington Dias diz que Nordeste terá ciência em cada área

No lançamento do Plano Integrado do Meio Ambiente ressaltou-se a criação de um Fundo da região para a área

Presidente do Consórcio Nordeste | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presidente do Consório Nordeste, o governador Wellington Dias participou do  Ato de Abertura da Semana do Meio Ambiente e Assinatura do Acordo de Cooperação do Consórcio Nordeste com o Projeto MapBiomas,  um Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil.

Além de Wellington Dias, o evento realizado virtualmente e conduzido por José Bertotti (secretário do Meio Ambiente e presidente da Câmara Técnica do Consórico Nordeste,  contou com a presença dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), vice-governadoras Luciana Santos (Pernambuco) e Elaine Aquino (Sergipe), além do engenheiro Tasso Azevedo (coordenador do MapBio), dentre outras autoridades.

Wellington Dias afirma que o Nordeste está unido no propósito comum de trabalhar em defesa do meio ambiente, com um olhar no desenvolvimento social com sustentabilidade. "O Nordeste acredita no seu povo, na ciência e na integração, criando uma rede com chamamento de centros de pesquisas e rede de ensinos superior público e privado", disse o governador, enfatizando que o Nordeste quer a ciência presente em cada área.

O governador disse que é muito importante abrir a Semana do Meio Ambiente no Nordeste com a apresentação da Câmara Técnica Meio Ambiente apresentando resultados.  "Nossa perspectiva é trabalhar 18 câmaras setoriais, dois para cada estado e no final do ano termos o resultados dessas ações integradas", disse, enfatizando que esse Termo de Cooperação do Consórcio Nordeste com a Mabbio é um compsomisso intergeracional e com um plano de metas  ousadas.

Na abertura da Semana do Meio Ambiente, Wellington Dias aifrmou que o Consórcio Nordeste tem a responsabildiade de cuidar de todos os biomas e citou que o Piauí tem grande desafio por ter a maior área do MATOPIBA e citou ainda a necessidade do Nordeste ter um mapa atualizado sobre devastação e preservação e destacou ainda a organização de um Fundo Nordeste para área ambiental. 

Uma região com mais de 57 milhões de pessoas, o governador disse que a região tem importantes biomas, como a caatinga, cerrado, mata atlântica e amazônica, a região tem potencial para produção de energias limpas.

Governador assinou acordo de cooperação para Meio Ambiente 

Piauí tem maior área de caatinga preservada

No evento, a secretária Sádia Castro diz que o Piauí tem a maior área de caatinga preservada e citou ainda o relatório do INPE, divulgado semana passada, em que o Piauí reduziu em 76% o desmatamento ilegal de Mata Atlântica, resultado de fiscalização, educação ambiental e ainda da atuação das comunidades, municípios e empreendedores.

"Estamos a cada dia mais aperfeiçoando a gestão para fazer essa articulação entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. O Macbiomas é um grande avanço, precisamos trazer tecnologia para gestão ambiental", diz a secretária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES