Wellington Dias é empossado na APL: “Sei o tamanho da responsabilidade”

A Sessão Solene de Posse do novo imortal aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, no formato híbrido.

Wellington Dias | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em solenidade realizada na noite deste sábado (19), o governador e escritor Wellington Dias tomou posse na Cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras (APL), que teve como último ocupante o acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves. Ele foi eleito para a Academia em 12 de fevereiro passado.

A Sessão Solene de Posse do novo imortal aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, no formato híbrido. O discurso de recepção ao novo acadêmico foi proferido pelo presidente da APL, Zózimo Tavares. A cerimônia contou com a presença de autoridades e convidados.

Sobre a posse na APL, Wellington Dias disse que tem uma paixão muito grande pela cultura e gosta de escrever e teve o privilégio de publicar alguns livros. “Agradeço aos membros da Academia que me acolheram hoje aqui ao tomar posse. Sei o tamanho da responsabilidade de ocupar a cadeira que teve como patrono, Coelho Rodrigues, um dos maiores juristas desse país, respeitadíssimo por tudo que escreveu e ocupada recentemente por Wilson Gonçalves, entre tantos que por aqui passaram. Poder, aqui, agora me sentir também estimulado a voltar a escrever e poder contribuir com a cultura ainda mais no Estado do Piauí”, enfatiza o novo membro da APL.

Leia Mais

Wellington Dias na cerimônia de posse na Academia Piauiense de Letras. (Foto: Gabriel Paulino)

Zózimo Tavares falou que a Academia tem dois momentos marcantes: “um de muita tristeza quando a gente se despende de um acadêmico; e outro de muita alegria quando a gente recebe um novo acadêmico. Então, é com esse sentimento de alegria e contentamento que a gente recebe o escritor Wellington Dias na Cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras. É um contista, é um cronista, e é uma pessoa que tem muito envolvimento com a área cultural desde a juventude. Como eu digo, é um escritor que a política tomou emprestado e ainda não devolveu”, resumiu o presidente da APL.

Novo imortal, Wellington Dias discursa na cerimônia de posse da Cadeira 12. (Foto: Gabriel Paulino)

A deputada federal Rejane Dias, esposa do novo membro da APL, fez questão de lembrar que desde que conheceu Wellington Dias, “ele gostou de escrever, e ele sempre falava dos contos, das histórias, da infância dele em Paes Landim e depois em Oeiras. E eu achava tão interessante porque ele também tem uma forma de escrever e contar que é muito engraçada. Então, é algo que realmente é da característica dele. E melhor ainda, agora, esta noite realmente é muito importante para ele, e para nós que fazemos parte da família, pois se torna agora um imortal da Academia Piauiense de Letras, então, é um motivo realmente de muito orgulho”, frisa a primeira-dama, acrescentando que Wellington Dias sempre gostou de literatura, sempre gostou de escrever contos e, agora, “tendo a oportunidade de ser honrado de estar entre os ilustres das cabeças pensantes que inspiram todos nós”, conclui.

Confira fotos da solenidade de posse de Wellington Dias na APL:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES