Wellington Dias elogia novo arcabouço fiscal apresentado por Haddad

A nova regra fiscal vai prever uma banda para o crescimento real das despesas primárias, ou seja, tudo o que é gasto pelo governo sem contar o pagamento de juros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, elogiou o novo arcabouço fiscal proposto pelo Ministério da Fazenda, que busca o controle das contas públicas integrado ao compromisso social. Dias é considerado um dos principais articuladores políticos do governo e defendeu a busca do diálogo para aprovar a nova regra fiscal no Congresso.

Segundo o ministro, em entrevista ao Jornal O Globo, o caminho traçado pelo presidente Lula combina o controle das contas públicas com um plano de metas, que não estava presente no plano anterior, e o esforço para mais investimento público e privado para acelerar o crescimento econômico. O desafio agora é buscar um ambiente de diálogo e entendimento no Congresso Nacional, sem deixar o Brasil refém da atual política de juros altos.

Ministro Wellington Dias fala sobre o novo arcabouço fiscal (Foto: Divulgação/Roberta Aline)A solução costurada pela equipe econômica, de acordo com Dias, permitirá que os mais pobres continuem tendo espaço no orçamento público, especialmente aqueles que estão na extrema pobreza e são beneficiados por programas como o Bolsa Família. Além de cuidar dos mais pobres, o objetivo é fazer crescer a renda destes e também aumentar o número de pessoas na classe média, para uma economia mais segura, estável e com ampliação do consumo interno.

A nova regra fiscal vai prever uma banda para o crescimento real das despesas primárias, ou seja, tudo o que é gasto pelo governo sem contar o pagamento de juros. O Bolsa Família é um dos programas citados pela pasta no anúncio das novas regras fiscais e a ampliação dos pagamentos foi considerada uma "reparação social". Com o novo arcabouço fiscal, espera-se que haja um controle maior das contas públicas, sem prejudicar o compromisso social do governo com os mais vulneráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES