Wellington Dias pede renovação de prazo da Lei Aldir Blanc

Segundo o governador, a propagação da epidemia da COVID-19 no Brasil impactou imensamente o setor cultural e artístico.

Wellington Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias enviou ofício ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, pedindo a sanção da renovação de prazo da Lei Aldir Blanc (Cultura). Também será protocolado ofício ao Ministro do Turismo e ao Secretário Nacional de Cultura.

Segundo o governador, a propagação da epidemia da COVID-19 no Brasil impactou imensamente o setor cultural e artístico. "Foi um dos primeiros setores econômicos a pararem suas atividades e será um dos últimos a retomá-las. São aproximadamente cinco milhões de trabalhadores da cultura, entre artistas, técnicos, gestores, sem quaisquer atividades, além de mais de 15 mil espaços culturais fechados", diz o governador em documento.

Governador Wellington Dias pediu sanção de renovação da Lei Aldir Blanci (Foto: Régis Falcão)

Nesse cenário de paralisação, Wellington Dias diz que a situação econômica desses trabalhadores e dos equipamentos culturais agravou-se significativamente, colocando diversos profissionais em situação de vulnerabilidade. 

"Paradoxalmente, no momento de isolamento físico e social, a cultura assumiu papel imprescindível na vida das pessoas, com a literatura, o audiovisual, a música, a dança, o teatro, as artes visuais", declara.

Em nome do Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias pediu ao presidente a sanção do Projeto de Lei 795/2021 proposto pelo Senador Wellington Fagundes (PL/MT), que determina mais tempo para a alocação dos recursos transferidos no âmbito da referida lei. Estabelece, também, que o prazo para devolução de recursos repassados pela União que eventualmente não tenham sido objeto de programação publicada por Estados ou Distrito Federal seja estendido até 31 de dezembro de 2021. 

A Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/20 de 29/06/20), que prevê auxílio financeiro ao setor cultural por meio do apoio à área da cultura, foi aprovada em resposta aos severos impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia da covid-19. Conforme determina a lei, foram liberados R$ 3 bilhões para os Estados, municípios e o Distrito Federal que foram destinados a manutenção de espaços culturais, pagamento de parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram suas atividades interrompidas e instrumentos como editais e chamadas públicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES