Wellington Dias pode retirar uso obrigatório de máscara após carnaval

Medida foi anunciada nesta segunda-feira pelo governador Wellington Dias durante solenidade de inauguração da Reforma do Semiliberdade.

Wellington Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A obrigatoriedade do uso de máscara em locais específicos poderá ser retirada depois do carnaval. A afirmação é do governador Wellington Dias, que concedeu entrevista nesta segunda-feira, 21, durante a inauguração da Reforma do Semiliberdade – SASC. No local funciona o programa destinado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade.

Segundo Wellington, a medida está sendo avaliada e poderá ser anunciada, assim como ocorre em outras regiões que já adotaram a medida. A decisão, com certeza, leva em conta o avanço na vacinação e baixo nível de mortalidade em razão da Covid-19.

Governador disse que medida está em análise e será observada a curva de transmissão, adoecimento e óbito 

O governador diz que houve melhoramento na pandemia. "Estamos numa curva de queda de casos, com redução do número de casos, de internações e óbitos. Estamos revendo as medidas em várias áreas, como da educação", disse o governador, declarando que nesta quinta-feira, 24, haverá a fase preparatória para receber os alunos. "Será momento em que professores e servidores da educação vão se preparar para receber os alunos.

“O objetivo é manter uma regra em que haverá restrição para eventos, exatamente para que não tenhamos mais transmissibilidade e, após o Carnaval, há grande possibilidade, já estou tratando com o Fórum dos Governadores, com o Comitê Científico, com o Conselho de Secretários de Saúde dos Estados e Municípios, com o setor privado, para que sejam adotadas medidas de flexibilização que até agora não experimentamos. Então, é possível já, a partir desse acompanhamento pós-carnaval, levando em conta a elevada vacinação, com um baixo nível de transmissibilidade, adoecimento e mortalidade, ter liberado em várias regiões, por exemplo, o uso obrigatório da máscara”, disse, afirmando que isso é um sonho dos piauienses.

Piauí completa 96% de vacina 

Segundo Wellington, não significa que a pessoa deixe de usar a máscara. Mas ela não será submetida a punições. "O uso não será mais impositivo", disse o governador, declarando que o Piauí está completando 96% de vacinação para o público acima de 5 anos e aproximadamente 86% para o público acima de 5 anos com segunda dose e a segunda posição do Brasil e na área da vacinação da dose de reforço.

Regramento

De acordo com o governador haverá um regramento que está sendo elaborado pelo Comitê Científico. "Essa é uma decisão somente do Piauí. Estamos tratando no Nordeste, estamos tratando no Fórum Nacional dos Governadores", declara, enfatizando que é real a possibilidade da meta estabelecida de que por volta do dia 15 de março, no Brasil, alcançar mais de 80% de vacinação completada com segunda dose.

"Isso é o que controla o Coronavírus. Por outro lado, estamos nos direcionando para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que tenhamos a aprovação da medicação. Ela ainda é cara e há necessidade de acordo para quebra de patente com os laboratórios para que possamos ter, a exemplo do que ocorre com outros vírus, adoeceu, tom o remédio", explica.

O governador diz que será publicado um decreto. "Vamos manter as regras de restrição para eventos carnavalescos. Sei que isso incomoda, mas é uma forma de dar o passo seguinte", diz o governador, enfatizando que todos sonham com o momento em que haverá uma trégua para um caminho de volta para nova normalidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES