Wellington Dias projeta programa nacional para acolher 'órfãos da Covid'

O ministro discutiu a necessidade de o país ter um olhar especial para as crianças e os adolescentes que ficaram órfãos devido à pandemia.

Wellington Dias se reúne com Associação de Vítimas da Covid | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião na última segunda-feira, 09 de janeiro, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias (PT), recebeu representantes da Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19. Durante o encontro, foi discutida a necessidade de o país ter um olhar especial para as crianças e os adolescentes que ficaram órfãos devido à pandemia.

Nós temos um problema no Brasil de órfãos por várias causas, como enchentes e crimes, e precisamos tratar deles muito além da misericórdia de algumas entidades, mas como política pública. E temos uma situação particular de milhares de órfãos que surgiram ao mesmo tempo, como nunca ocorreu antes no Brasil, os órfãos da Covid-19”, destacou o ministro.

Leia Mais

Para o coordenador executivo da associação, Renato Simões, a demanda de reparação dos órfãos da pandemia descortinou um amplo debate sobre a orfandade como desproteção social. “A Coalizão Orfandade e Direitos organizou uma rica estratégia de políticas públicas que pode ser a matéria-prima desse diálogo aberto hoje de forma promissora com o ministro Wellington Dias”, comentou.

Wellington Dias se reúne com a Associação de Vítimas da Covid (Foto: Divulgação)Também participaram da reunião Ana Maria Moraes, coordenadora de Assuntos Institucionais, e Lilian Cabral, da coordenação da Seccional do DF da Associação Nacional Vida e Justiça. Ainda foi apresentado um estudo coordenado pela assistente social Aldaiza Sposati e discutidos projetos que tramitam no Congresso Nacional a partir do relatório da CPI da Covid-19.

Estou marcando uma agenda com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A partir das propostas da transição, devemos muito em breve ter uma proposta do governo”, adiantou Wellington Dias, citando como referência o Nordeste Acolhe, programa do Consórcio Nordeste. “Temos também como referência leis que foram aprovadas em vários outros estados e no Distrito Federal. Vamos tratar de uma proposta e submeter à decisão do presidente Lula”, concluiu o ministro.

Wellington Dias estuda ação para auxiliar órfãos da Covid (Foto: Divulgação)Nordeste Acolhe

O programa social tem como objetivo amparar, até a maioridade, crianças e adolescentes órfãos de vítimas da Covid-19. Além de um benefício monetário, o Nordeste Acolhe prevê uma atuação articulada para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em famílias substitutas e/ou em acolhimento institucional.

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste. O Consórcio é uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES