mais

Wellington Dias reage à nova alta no preço dos combustíveis

Governador diz que o ICMS está congelado de novembro de 2021 até 31 de janeiro deste ano.

O governador Wellington Dias se manifestou nesta quarta-feira, 12, a respeito do aumento dos preços da gasolina e do diesel às distribuidoras e explica que fica cada vez mais evidente que quem faz subir o preço dos combustíveis no País são os sucessivos aumentos da Petrobras.

“Sempre sustentamos que o valor do combustível tem a ver com a dolarização do Petróleo e a vinculação feita no Brasil”, explica, enfatizando que no Piauí, o ICMS de combustível foi congelado por 90 dias, durante o prazo de 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022. “Mesmo assim, os aumentos continuam, o último foi anunciado nesta terça-feira, dia 12, pela Petrobras”, informa o governador.

Segundo Wellington o que se percebe é a falta de uma proposta sustentável por parte da Petrobras e do Ministério da Economia, que provoca esta instabilidade nos preços.

Governador Wellington Dias se manifesta sobre novo aumento da gasolina (Divulgação)Governador Wellington Dias se manifesta sobre novo aumento da gasolina (Divulgação)

“O Fórum Nacional de Governadores do Brasil, ainda em outubro do ano passado, através de entendimentos com presidente do Senado, Rodrigo Pacheco se colocou à disposição para sentar à mesa com Petrobras e Ministério da Economia para tratar de uma solução”, disse.

Segundo Wellington os governadores mostram que o aumento dos combustíveis não é culpa do ICMS, pois o imposto está congelado desde novembro de 2021 e os aumentos continuam. "Por conta da falta de uma proposta sustentável para solução há impasse no CONSEFAZ e entre governadores sobre prorrogação do congelamento do ICMS que encerra em 31/01/22", comenta.

Os governadores defendem a capitalização do fundo de equalização dos combustíveis como solução. Buscam diálogo com Petrobras e Ministério da Economia para discutir solução sustentável para questão do aumento dos preços dos combustíveis.

De acordo com a estatal, os ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento. Além disso, o O valor do diesel vai subir de R$ 3,34 para R$ 3,61 por litro, alta de 8,08%.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail