Wellington Dias se reúne com Rafael e articula vinda de Lula ao Piauí

O Piauí terá olhar especial na gestão federal. O encontro buscou pactuar as metas para a área social.

Dias se reúne com Rafael por pactuação com área social do Piauí | Gabriel Paulino/CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), foi recebido nesta sexta-feira, 13 de janeiro, pelo governador Rafael Fonteles e a secretária de Assistência Social Regina Sousa, no Palácio de Karnak.

Wellington Dias se reúne com Rafael e articula vinda de Lula ao Piauí - Fotos: DivulgaçãoNa coletiva, o ministro disse que acertou uma agenda com três pontos importantes. Primeiro, de acordo com o ministro, o presidente Lula deve fazer um novo encontro com todos os governadores para uma pactuação das prioridades dos estados do ponto de vista estratégico. Ele afirmou que o presidente planeja uma  agenda pelos estados após viagem para Argentina e disse que vai solicitar a inclusão do Piauí nas agendas iniciais. "O presidente quer visitar os Estados e fazer com o Piauí entre nas primeiras agendas entre os meses de fevereiro e março". 

Na agenda, o Governo Federal visa retomar obras inacabadas, e visitar as que estão em andamento para garantir as condições de continuidade. Entre as obras paradas no estado, ele citou o Porto de Luís Correia, adutoras, barragem de Cocal, ferrovia Transnordestina, dentre outras.

Ele disse que o presidente Lula planeja trabalhar com os governadores para execução de projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento. A terceira é o olhar para o social, pois o presidente Lula, segundo o ministro, quer trabalhar a pauta do desenvolvimento econômico e também a parte do cuidado com os mais pobres e garantir diginidade às famílias.

Wellington Dias se reúne com Rafael e articula vinda de Lula ao Piauí - Foto: Divulgação"Essa reunião foi preparatória nessa direção. Do ponto de vista social, o ministro acertou as prioridades e anunciou encontro de equipes do ministério com a área social do Piauí". O ministro fez uma apresentação das prioridades. 

"Destaco os pontos que vamos trabalhar a partir de agora. Primeiro, cadastro único e neste mês a meta é ter todo o piloto que vai garantir a pactuação do governo federal, estados e municípios com as entidades. O objetivo  é garantir as condições de trabalhar a atualização  do cadastro a partir de fevereiro, fazer a vista ativa de quem passa fome e necessidade e do outro lado, a medida que o cadastro é atualizado, vamos encontrar quem não tem direito fazer providências para desligamento para que possamos ter a implantação com segurança do novo Bolsa Família que já vamos iniciar pagamentos a partir do mês de março com aqueles que estão aprovados e cadastrados no programa", disse.

Wellington Dias se reúne com Rafael e articula vinda de Lula ao PiauíWellington Dias também falou do programa de habilitação do ministério com foco na área vinculado ao Cadastro Único e que não tem habitação e neste programa vai trabalhar também a habitação rural integrada com ministério das cidades e retomar o Programa Minha Casa Minha Vida.

O ministro destacou o programa de segurança alimentar com modelagem de apoio para restaurante popular, cozinha solidária, programa do banco de alimentos e destacou ainda o cartão social e o luz para todos, água para todos, documentação.

Rafael diz torcer para que a primeira agenda de Lula seja no Piauí

O governador Rafael Fonteles  falou que Wellington Dias está no ministério pela experiência que comandou o Piauí no combate à fome e à redução da extrema pobreza.  Rafael falou da agenda que esteve com o vice-presidente Geraldo Alckmin que é ministro da Indústria e Comércio e Wellington colocou de forma espontânea o quadro do IBGE das cidades mais ricas e pobres do Brasil do Brasil e constatou que o Piauí não tem nenhum município dentre as 50 mais pobres do Brasil em 2022 e em 2002 era quase a metade.

Rafael diz torcer para que a primeira agenda de Lula seja no Piauí

"O Piauí tem experiência e devemos muito ao ministro Wellington Dias.  Então esse trabalho de Wellington Dias no Piauí pesou na escolha de Lula para o ministério. Reforço que o Piauí, em sua gestão, quer continuar sendo referência na redução da extrema pobreza, observando a diretriz do ministério.  Além disso há vários programas de inclusão socioeconômica dessas famílias , com foco na habitação e em outros programas relacionados com a dignidade que as famílias brasileiras precisam ter.  Então o Palácio de Karnak estará sempre de portas abertas e queremos que o ministério tenha sala reservada para que os técnicos do Piauí possam construir junto com equipe do ministério a melhor experiência para o Brasil", disse. 

O governador afimou que o Piauí está pronto para receber todo programa desenhado e iniciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social em todas as áreas e fases da vida.

Wellington Dias se reúne com Rafael e articula vinda de Lula ao Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES