Wellington discute sustentabilidade fiscal e reforma da previdência

Wellington Dias defendeu a criação de uma previdência única

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em painel, realizado dentro da programação do Seminário Diálogos Públicos, evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que reúne os governadores do Nordeste para discutir um desenvolvimento sustentável para a região, o governador Wellington Dias defendeu a criação de uma previdência única para os três poderes, setor privado, para estados e municípios.

Dias participou do painel Financiamento do Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade Fiscal e Visão Integrada dos Entes federativos em prol do Desenvolvimento Regional Sustentável, mediado pelo vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro e que contou com a participação do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; secretário de acompanhamento econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, Hugo Flores.

“Nosso grande desafio na área fiscal já não e mais tanto a dívida com a União, mas a previdência. Eu creio, e isso é algo que venho falando há algum tempo, é que o Brasil tenha a coragem de ter uma previdência única para os três poderes, setor privado, estados e municípios. Tendo um misto de previdência geral, com o modelo do INSS com o modelo de previdência complementar que o país já tem”, afirmou Wellington Dias.

Dentro da programação do Seminário, foram discutidas ainda ações conjuntas que alavanquem o desenvolvimento da região. Para o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, esse objetivo pode ser alcançado através da construção de pautas comuns a todos os estados nordestinos. “Você reunir especialistas, representantes do setor privado e governadores, é fundamental, particularmente, quando você tem uma identidade própria com é o caso do Nordeste. Eu acho que responsabilidade fiscal, perspectiva de desenvolvimento sustentável, futuro da região dentro de uma proposta interligada são a saída para o Nordeste. O Nordeste tem aprendido, mas precisa aprender cada vez mais que tem muita coisa que não se resolve de estado separadamente, resolve dentro de uma perspectiva conjunta”, destacou o gestor.

“O Nordeste um país dentro do Brasil. Temos que atuar juntos. Norte e Nordeste tem 54 senadores, 270 deputados na câmara e ainda somos descriminados. Para reverter esse cenário devemos agir juntos”, pontua Dias.

Potencialidades da região, como as matrizes energéticas, particularmente energia eólica e solar, o turismo e mineração são apontadas como grandes trunfos para os estados. Para os governadores do Nordeste, a região registou avanços importantes nos últimos anos, onde realidades, antes vistas exclusivamente como problema, hoje possuem perspectivas de solução espalhadas pelos nove estados. Tal mudança é creditada a uma maior responsabilidade na gestão dos gastos públicos, o que viabilizou investimentos e medidas que agregaram ao desenvolvimento social e econômico, como a interiorização do ensino superior realizada pelo Governo Federal nos últimos anos e boas práticas efetivadas nos estados, fazendo disso um instrumento comum do desenvolvimento. São exemplos disto as práticas de alfabetização e educação básica no Piauí, educação em tempo integral em Pernambuco, ensino profissionalizante no Ceará e políticas de geração de renda na Paraíba. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES