Wellington manda para Assembleia projeto que cria o Consórcio Brasil Verde

A matéria deve ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) assim que for concluída a formação das comissões técnicas.

Wellington Dias com governadores de estados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias enviou o Projeto de Lei Ordinária nº 66 para Assembleia Legislativa. O projeto ratifica o protocolo de intenções firmado por todos os estados brasileiros e pelo Distrito Federal para a formação do Consórcio Interestadual denominado "Consórcio Brasil Verde", com o objetivo de promover o enfrentamento aos efeitos adversos das mudanças climáticas no país. A matéria deve ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) assim que for concluída a formação das comissões técnicas.

O Consórcio visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, estimular o desenvolvimento do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) e um padrão nacional para pagamento de serviços ambientais, buscar o desenvolvimento de soluções energéticas limpas, implementar uma política de incentivo ao incremento da denominada "economia verde" e adotar medidas que reduzam os impactos das mudanças climáticas para as populações mais vulneráveis. Além disso, expandir espaços territoriais especialmente protegidos, bem como incentivar o reflorestamento e a recomposição da cobertura vegetal em áreas degradadas.

Consórcio Brasil Verde será uma autarquia com sede em Brasília

Na mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador Wellington Dias destaca que a iniciativa tem a finalidade de propiciar ganhos de escala na contratação de bens e serviços e ações realizadas em conjunto pelos consorciados, troca de experiências entre os estados, melhor compreensão sobre as necessidades e agendas políticas regionais, fortalecimento das capacidades dos entes por meio da fusão de recursos e desenvolvimento de sinergias, assim como a ampliação de redes colaborativas.

O Consórcio Brasil Verde funcionará como autarquia interfederativa, com sede em Brasília (DF), reunindo representantes dos estados consorciados pelo menos três vezes ao ano. O Protocolo de Intenções enfatiza "os desafios da emergência climática global, cuja reversão é necessária para a estabilidade do desenvolvimento econômico sustentável, para a conservação da biodiversidade e para a qualidade de vida humana no planeta".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES