Wellington propõe apoiar pequenos produtores e reduzir impostos

A proposta de Governo é aumentar a renda da população do Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plano de Governo da coligação “A vitória com a força do povo”, liderada por Wellington Dias, para o período 2019-2022, traz oito ações (ou eixos) estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Piauí. O Eixo 1 apresenta um conjunto de propostas baseadas em promover geração de renda, inclusão socioprodutiva e qualidade de vida.

Os objetivos deste eixo serão alcançados através da potencialização dos arranjos produtivos locais, priorizando as atividades produtivas por território: apicultura, piscicultura, cajucultura, fruticultura, comércio, serviços, turismo, confecção, entre outras. O governo possibilitará o uso de tecnologias apropriadas, os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a consolidação do modelo produtivo de base agroecológica, o incentivo ao empreendedorismo e economia solidária.

Os micro, pequenos e médio empreendedores terão acesso ao crédito a partir de parcerias entre instituições financeiras e Bancos Comunitários de Desenvolvimento; contarão com plano de qualificação e organização, voltado para as necessidades do mercado; diminuição da carga tributária; serão priorizados nos processos de compras governamentais. As ações voltadas aos empreendedores garantirão a abertura de novos postos de ocupação e disponibilidade de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho.

A atração de novos investimentos e parcerias público-privada terão papel importante para o desenvolvimento econômico do estado. A ideia é fortalecer o Programa de Parcerias Público-Privada  para apoiar o desenvolvimento das infraestruturas rodoviária, portuária, tecnológica, econômica, social e lazer; fomentar iniciativas de turismo; implementar política de desenvolvimento do setor de mineração, de exploração de gás natural e petróleo e das energias renováveis – eólica e solar; consolidar a estratégia de exportações através da industrialização na ZPE e Porto Seco, atraindo novos investimentos; elevar a competitividade do agronegócio; consolidar a bacia leiteira do estado com o estabelecimento de parcerias entre produtores e indústrias. 

Neste eixo também está incluída a regularização fundiária, que permitirá as garantias fundamentais para pequenos, médios e grandes produtores rurais, contribuindo para a segurança jurídica de quem investe no Piauí e faz o estado crescer. O governo ampliará o programa de regularização fundiária das terras estaduais; garantirá o acesso à terra para as comunidades tradicionais, os  quilombolas e os agricultores familiares; apoiará os municípios na criação de programa de regularização fundiária, transferindo a estes as terras estaduais que se localizem nas suas áreas urbanas.

Por fim, seguindo uma tendência mundial, ações serão desenvolvidas para consolidar os investimentos no desenvolvimento tecnológico do estado, inovando com soluções criativas, que serão desenvolvidas em ambientes colaborativos. As ações de ciência, tecnologia e inovação possibilitarão ao Estado do Piauí atingir um patamar de excelência nas pesquisas em parceria com universidades, institutos de pesquisa, iniciativa privada e as comunidades locais para o desenvolvimento de tecnologias.

De acordo com coordenadora técnica Rejane Tavares, responsável por elaborar o Plano de Governo de Wellington Dias para 2019-2022, o foco é elevar a renda de forma inclusiva e sustentável, trabalhando em cima da potencialidade que já existe no Piauí. “Isso quer dizer que a renda vai crescer em todos os segmentos com propostas de geração de emprego, pautada nas atividades que promovam o empreendedorismo, gerem novas atividades econômicas, com jovens entrando em novos mercados dinâmicos, como o mercado das startups, e com os pequenos negócios que são desenvolvidos, por exemplo, por grupos de mulheres e por comunidades tradicionais, tendo um nível bom de capacitação para que possam ser inseridos de forma sustentável no mercado de trabalho”, esclareceu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES