Wellington vai descentralizar a Fapepi para estimular pesquisa e tecnologia

Isso é o que está previsto na área de ciência e tecnologia do programa de governo do candidato a governador Wellington Dias

Wellington Dias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Piauí - Fapepi ? terá um núcleo em cada uma das cinco macrorregiões do Estado, para corresponder às unidades de ensino e pesquisa já instaladas, principalmente à Universidade Federal do Piauí - Ufpi, Universidade Estadual ? Uespi, e o Instituto Federal de Ensino - Ifes.

Isso é o que está previsto na área de ciência e tecnologia do programa de governo do candidato a governador Wellington Dias, da coligação A Vitória com a Força do Povo (PT / PP / PTB / PHS / PR / PROS / PRP / SD).

?A Fapepi deve iniciar um diálogo com os setores produtivos do Estado no sentido de identificar nichos de desenvolvimento que precisam ser pesquisados?, destaca o programa, que cita ainda o resgate do Sistema Estadual de CT&I do Estado do Piauí.

?A ideia é consolidar a Fapepi como o órgão responsável pelo fomento da pesquisa, ciência e tecnologia do Estado, mantendo repasses financeiros estáveis e regulares e dotando-a de técnicos e pesquisadores próprios e qualificados?, ressalta o candidato a governador.

PARCERIAS E DESENVOLVIMENTO - É também proposta de Wellington Dias, se eleito, fortalecer as atividades de pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, bem como apoiar a ampliação e modernização da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica no Estado, através da implantação e fomento a projetos de pesquisa, estabelecendo parcerias com agências de financiamento em CT&I.

A intenção é fazer parcerias com instituições federais, como o BNDES, Finep e CNPq e ministérios, bem como os governos municipais, o Sebrae as Federações de Indústrias, empresas com o objetivo de ampliar a formação de pessoas em nível de graduação e pós-graduação do Estado e também aumentar o quadro de mestres e, especialmente, de doutores no Estado.

Ainda na área de pesquisa, ciência e tecnologia, o programa de governo de Wellington Dias prevê a ampliação e fortalecimento dos Centros de Pesquisas Tecnológicas e a busca de ações junto ao setor privado para criação de processos tecnológicos e de inovação voltados para o desenvolvimento do sistema produtivo estadual; promover ações de fomento de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas, bem como os programas de estímulo à criação de empresas inovadoras; e estabelecer um Programa Estadual de Popularização da Ciência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES