Wilson: “Piauí e Brasília celebram a Batalha do Jenipapo”

Governador Wilson Martins comanda hoje cerimônia de homenagens aos heróis piauienses e amanhã é a vez do Senado e a Câmara prestarem suas lembranças a

Wilson Martins | Efrem Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os 188 anos da Batalha do Jenipapo, que aconteceu no dia 13 de março de 1823, às margens do rio Jenipapo, em uma área que atualmente é parte do município de Campo Maior, serão comemorados hoje em uma série de homenagens encabeçadas pelo governador Wilson Martins (PSB). Wilson segue hoje para Campo Maior, junto com o senador Wellington Dias (PT) e outros políticos piauienses, onde participam de uma ampla programação que relembra a história e tem como palco principal o monumento Heróis do Jenipapo, erguido próximo ao local da luta.

Wellington Dias realizou desde a última sexta-feira uma série de debates nas escolas da capital com o tema ?Jenipapo, viração na primavera dos povos?. Além da solenidade cívico-militar, marcada para as 16h, com a entrega de medalhas e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença - homenagem reservada a personalidades que de alguma maneira auxiliaram no desenvolvimento do Piauí - uma grande encenação envolvendo um corpo de 100 atores reviverá, ao ar livre, partes dessa história.

Ao meio-dia acontece a Missa em Ação de Graça na Catedral de Santo Antônio e às 14h, o Culto em Ação de Graça na Igreja Universal do Reino de Deus. Já na segunda-feira, o governador segue para Brasília, onde participa da sessão solene no Senado e na Câmara junto com a bancada federal piauiense, historiadores e intelectuais, tanto do Estado quanto de Brasília. A solenidade proposta pelo senador Wellington Dias, está marcada para às 14h, tendo como convidado especial Laurentino Gomes, jornalista e escritor dos livros best-sellers ?1808? e ?1822?.

Em ?1822?, o jornalista paranaense dedica um capítulo inteiro do livro à Batalha do Jenipapo, retirando do esquecimento o episódio. Muitos especialistas, como é o caso de Laurentino Gomes, consideram que a resistência piauiense foi fundamental para que o território brasileiro tivesse a extensão e a unidade que possui hoje, dando fim às ambições portuguesas de manter o domínio sobre a parte norte do Brasil. Laurentino considera a Batalha do Jenipapo o ?mais trágico confronto na Guerra da Independência?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES