Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
70 Minutos

Piauí não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, mas atenção deve ser redobrada

Piauí não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, mas atenção deve ser redobrada
|
Compartilhe
Google Whatsapp

Até a tarde desta sexta-feira (13/03), o Piauí contabilizou dez casos suspeitos de coronavírus - Covid-19, sendo oito deles em Teresina, um em Barreiras do Piauí (814 km de Teresina) e outro em Parnaíba (345 km da capital piauiense). Até o momento não há nenhum caso confirmado da doença no estado. 

O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que causa infecções respiratórias e que tem se espalhado por vários países. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença tem baixa letalidade e 80% dos casos são leves. Diante de caso suspeito, a equipe de saúde notifica a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, observando o quadro clínico do paciente e o roteiro de viagem do paciente nos últimos 14 dias. É feita coleta de exames e isolamento da pessoa com suspeita de infecção.

Meio Norte

Segundo o médico infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, os sintomas do Coronavírus são similares ao de uma gripe comum: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. “É preciso que a população adote medidas de prevenção e fique atenta aos sinais. Se necessário, procure uma unidade básica de saúde ou hospital e também informe o seu roteiro de viagem. Geralmente, é uma doença leve ou moderada, mas alguns casos podem ficar graves”, finaliza.

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi)  informou que há um caso de suspeita de coronavírus em Parnaíba. De acordo com a Sesapi, até o dia 13 de março foram notificados 15 casos para Covid-19, deste total sete (55,5%) foram descartados e oito  (44,4%) encontram-se em investigação.

Desses casos suspeitos, oito tiveram deslocamento para países com transmissão local de Covid-19. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos.

Saiba como se proteger do vírus

Lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao tossir/espirrar e manter distância de ao menos dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando. Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca.

O vírus é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva
  • espirro
  • tosse
  • catarro
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

Confira as dicas de prevenção do Dr. José Noronha, diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela! 

No programa 70 minutos desta sexta-feira (13/03), a correspondente da Rede Meio Norte em Brasília, Ranyele Veloso informou detalhes de como está os casos da doença no país. 

Assista!



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar