Tremor em Teresina: Geólogo fala sobre chance de Tsunami

Tremor em Teresina: Geólogo fala sobre chance de Tsunami

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (03), o geólogo, Sidney Barros, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais(CPRM), esteve no Jornal Agora tirando duvidas sobre os riscos e as consequências do tremor registrado na capital piauiense na manhã de hoje. 

De acordo com o geólogo, esta foi a primeira vez que eventos como este foram registrados na capital piauiense, embora, segundo ele, Teresina esteja em uma área em que estes fenômenos podem ocorrer. 

"Que a gente tenha registro é a primeira vez, embora Teresina esteja em uma zona com probabilidade de ocorrência desses eventos, nós estamos em uma zona de falha, são varias falhas que passam em Teresina e no Piauí e felizmente é a primeira vez que isso acontece”, afirmou. 

Sobre a possibilidade da ocorrência de uma Tsunami no Piauí, Sidney Barros, destaca que a possibilidade de um fenômeno dessas proporções é muito pequena. O geólogo ressalta, no entanto, que esta possibilidade é imprevisível. 

"Em principio nós não temos dados concretos para fazer nenhuma relação entre esses dois eventos e afirmar que tsunamis podem acontecer no Piauí não é verdade, como também pode ser verdade, nós estamos em uma zona de falha, em uma placa tectônica aparentemente estável, mas estamos entre duas falhas muito grandes, que é a do Oceano Atlântico e a dos Andes. A natureza é imprevisível, a possibilidade de acontecer é pequena, mas se ela existe, pode acontecer. Agora, Tsunami no Piauí seria uma especulação muito grande”, afirmou. 

O geólogo ainda destacou que pela amplitude do abalo que chegou a Teresina é improvável que alguma construção da capital tenha sido abalada com o tremor. 

"Para Teresina, a principio não deve ter causado estragos porque o abalo deve ter chegado aqui em uma intensidade muito menor. Nós estamos a uns 200 quilômetros do epicentro, então, aqui chegou um abalo que não deve ter chegado à 3 graus”, afirmou. 

Afundamentos

Sidney Barros destacou que Teresina tem pontos de afundamentos de solo, que são causados, especialmente, pelo tipo de formação rochosa em que a capital está localizada. 

"Temos 25 pontos em Teresina que já sofreram afundamentos. Geologicamente falando Teresina está em uma formação rochosa frágil, que é a formação pedra de fogo. Teresina tem um sedimento muito fino e tem níveis de uma rocha chamada de carbonática, que dissolve muito facilmente com a água e acaba criando bolsões”, explicou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES