Aprovados no TJ serão nomeados até o mês de agosto, diz presidente

Aprovados no TJ serão nomeados até o mês de agosto, diz presidente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí irá extinguir 36 comarcas no Estado, que serão absorvidas por outras maiores. A decisão segue uma orientação do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e faz parte de um processo de contenção de gastos.

De acordo com o presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes, as comarcas serão extintas por não terem a estrutura adequada para atender a população. 

“Eu não posso considerar uma comarca onde não há um juiz titular, onde não há servidores suficientes do Poder Judiciário, para onde o Ministério Público não manda promotores, onde não há defensoria pública. Isso não passa de ficção, está na hora de a gente superar essa dissimulação, esse fingimento de que aquilo é uma unidade judiciária”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça. 

De acordo com o desembargado, cada comarca destas custa aos cofres públicos R$ 1,5 milhão e a redução aproximada com a mudança será de aproximadamente R$ 1 milhão. 

Concurso

O presidente do TJ comentou a decisão dos desembargadores de homologar o concurso para a contratação de servidores para o Tribunal, sob o qual pairavam suspeitas de fraude. 

“Todos os vícios que poderiam ocorrer foram investigadas profundamente pela Polícia Civil, que descartou a possibilidade de que aquele resultado que tenha sido apresentado pela fundação tivesse restado algum vício”, disse. 

O desembargado Erivan Lopes destacou que o Tribunal já se prepara para normear os primeiros servidores aprovados no certame. 

“As nomeações e posses deverão ocorrer já neste mês ou, no máximo, no começo do outro. Estamos apenas verificando a repercussão financeira, embora nós tenhamos orçamento para isso. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES