Ataques em terreiros de umbanda preocupam autoridades em Teresina

Ataques em terreiros de umbanda preocupam autoridades em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Teresina estima-se que haja 410 terreiros registrados, fora aqueles sem registros, segundo o umbandista José Gualberto. A intolerância religiosa, no entanto, pode ser uma ameaça cruel ao direito assegurado para cada um. Em menos de 30 dias quatro terreiros de umbanda foram invadidos na capital, o que levanta a suspeita de que uma organização criminosa esteja realizando as depredações. Um dos terreiros chegou a ser queimado, e outros tiveram as imagens quebradas.

Na manhã desta terça-feira (11), ocorreu o lançamento do I Festival de Tambozeiro de Teresina, no Parque Lagoas do Norte. O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de julho, e 05 e 06 de agosto, surge de uma urgente necessidade de valorizar a diversidade religiosa.

A intolerância religiosa está preocupando autoridades da capital. A diretora de um dos terreiros conta que encontrou o local bastante revirado. "Nós chegamos aqui e encontramos nossas imagens no chão, todas quebradas. A porta do templo estava quebrada, tudo revirado. Asa imagens foram misturadas, lá fora eles quebraram um vasilhame de vidro. O assalto em si eles teriam que ter levado alguma coisa, mas não levaram nada que representasse um assalto", contou.

Em três meses, segundo a diretora, foram três ataques. Em uma das ações, os criminosos chegaram a invadir o espaço das oferendas e fizeram uma verdadeira destruição.

A direção da casa resolveu colocar cadeados para garantir a proteção do espaço. Além desse caso, a Polícia Civil investiga outros três casos ocorridos em terreiros de religiões africanas.

O desafio da Delegacia de Direitos Humanos, que investiga as ocorrências, é saber se são casos isolados de furto ou atos de preconceito.

"Houve quatro invasões a terreiros de umbanda em toda a extensão da nossa cidade, bem como houve manifestão de ódio no Facebook. Então tudo isso está chamando atenção, porque podem ser crimes contra o patrimônio, como furto, ou também podem ser crimes de intolerância religiosa, como também, já que temos a previsão no Código Penal, que é o crime de destruir imagens. Porém, o contexto em que estamos vivendo é de intolerância, não só religiosa, mas também política e também outras e por isso nós estamos em estado de alerta", declarou Emir Maia, delegado de Direitos Humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES