Audiência pública discute segurança das escolas da rede municipal

Audiência pública discute segurança das escolas da rede municipal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (28), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para discutir os constantes crimes que têm acontecido nas escolas da rede municipal de ensino, especialmente arrombamentos e assaltos. A audiência foi proposta pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT). 

De acordo com o vereador, o objetivo da reunião era discutir possibilidades de incremento na segurança das escolas. Dudu criticou as medidas adotadas pela Prefeitura de Teresina, que substituiu os vigias das escolas por sistemas eletrônicos de vídeo e alarme. 

“Hoje isso virou um caso gravíssimo. Depois que a prefeitura retirou das escolas os vigias à noite, virou um caos. Alegando que a segurança eletrônica era mais eficiente, a prefeitura retirou os vigias da noite e isso incidiu em casos que deixam todos nós estarrecidos”, afirmou o vereador. 

Em Teresina, 108 ocorrências do tipo já foram registradas em escolas da rede municipal somente em 2017. A capital atualmente conta com 303 escolas, das quais 88 já foram alvo de assaltos e arrombamentos. Os Secretaria Municipal de Educação não mandou nenhum representante para a audiência, que contou com a participação de membros do Ministério Público e da Guarda Municipal. 

Na madrugada da última quarta-feira (27), o Escolão do Itararé, que atende a mais de mil alunos na zona sudeste, foi alvo dos criminosos. Somente este ano a escola já foi invadida três vezes. 

O vereador R.Silva, da base aliada do prefeito Firmino Filho, afirmou que a segurança das escolas deve ser garantida pelo Estado. Segundo ele, a prefeitura tem investido na segurança ao convocar mensalmente novos guardas municipais. 

“A prefeitura mudou em algumas escolas em função da onda de violência que era registrada, logicamente que continua essa mesma violência, mas, o prefeito vem colocando homens na Guarda Municipal praticamente todos os meses”, afirmou o vereador. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES